Jornalismo investigativo obtém US$ 15 milhões da Fundação Knight e novo canal de distribuição da AP

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Duas novas iniciativas para o jornalismo investigativo nos Estados Unidos foram anunciadas no último fim de semana durante a conferência anual da organização Repórteres e Editores Investigativos (IRE, por suas siglas em inglês), em Baltimore, Maryland.

A Fundação John S. e James L. Knight declarou que entregará, por meio de doações novas e em andamento, 15 milhões de dólares para ajudar o desenvolvimento de novos modelos econômicos e de iniciativas de jornalismo investigativo locais e nacionais em plataformas digitais.

Os mais recentes beneficiários desses fundos são as seguintes organizações:

*Centro de Jornalismo Investigativo: 1,32 milhões de dólares “para lançar um novo projeto de jornalismo investigativo multimídia no estado americano da Califórnia que encoraja jornalistas impressos e digitais e estudantes de jornalismo a trabalhar juntos em reportagens”.

*ProPublica: 1,01 milhões “para ajudar esta organização de jornalismo investigativo a criar um modelo de negócios sustentável”.

*Fundação Sunlight: 565 mil doláres “para desenvolver ferramentas web para que o público possa acessar facilmente informações sobre legisladores, desde os gastos de campanha até os votos.”

Na conferência da IRE, a Associated Press (AP) anunciou que dará início a uma experiência de seis meses na qual irá distribuir reportagens investigativas de quatro organizações de notícias sem fins lucrativos aos seus 1,5 mil jornais associados. O projeto piloto expandirá as audiências dessas organizações e ajudará os diários a preencher o vazio deixado pelos grandes cortes orçamentários dos últimos anos, acrescenta o New York Times.

A partir do dia 1° de julho, a AP passará a oferecer aos jornais os trabalhos produzidos pelo Centro de Jornalismo Investigativo, o Centro pela Integridade Pública, o Workshop de Reportagem Investigativa e oProPublica.

A iniciativa poderá ser ampliada para outras organizações de jornalismo investigativo sem fins lucrativos, e para servir outros clientes da AP, como rádio, TV e meios de comunicação digitais, explica Richard Pérez-Peña, do New York Times.

*Com informações de Dean Graber

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110937 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]