Jornais copiam matéria sensacionalista da Folha de S. Paulo e quebram a cara | Por Oldack Miranda

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A campanha eleitoral começou. O alvo político é a Petrobras. A matéria da Folha de S. Paulo intitulada “Petrobras paga R$ 4 milhões a produtoras ligadas ao PT” é um primor de panfletagem eleitoral. A matéria transforma em manchete sensacionalista notícia velha sobre a demissão de um gerente de comunicação da área de abastecimento da Petrobras. Um jornal que copiou a “reportagem” da Folha foi o Correio da Bahia, de propriedade da familia ACM – que lidera o DEM na Bahia.

O jornalista do Correio da Bahia solicitou informações à Petrobras já com juízo de valor no próprio pedido de informação. “Peço uma ficha de Geovane de Morais. Ele foi demitido em abril, segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, por suspeitas de desvio de dinheiro”. E logo depois o jornalista pergunta: Gabrielli assumiu quando a presidência da estatal? Fica evidente o objetivo do jornalista, ou da pauta de seu chefe de redação. Nada disso seria possível conhecer se não fosse a existência do blog Fatos e Dados.

A assessoria da Petrobras esclarece ao jornalista do Correio da Bahia que “o empregado não foi demitido por “desvio de dinheiro” como cita a pergunta e sim por desrespeitar os procedimentos de contratação da companhia” Ora, desrespeitar procedimentos não implica necessariamente em “desvio de dinheiro”. O jornalista caiu na armadilha da matéria da Folha de S. Paulo. Ou é muita ingenuidade ou é muita esperteza. O fato é que o gerente de comunicação já havia sido demitido. A Petrobras é muito rígida na apuração de falhas em seus procedimentos. A notícia é velha, a exploração política em torno dela é que é nova. Faz parte da estratégia que inclui a CPI do Senado.

ATENÇÃO – É a mais deslavada mentira que as produtoras Movimento e M&V tenham trabalhado para a campanha do governador Jaques Wagner (PT) em 2006, conforme noticiou a Folha de S. Paulo. Quem acompanhou sabe que a campanha vitoriosa de Wagner foi produzida pelas produtoras Malagueta e Santo Guerreiro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]