FTC Feira promove gincana de combate à dengue no bairro Mangabeira neste sábado

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O bairro Mangabeira será contemplado com um dia inteiro de ações voltadas para o combate à dengue. Neste sábado (06/06/2009), cerca de 180 estudantes do primeiro semestre do curso de Enfermagem da FTC Feira estarão participando de uma gincana na localidade, levando informações sobre a doença e recolhendo materiais que estimulam a proliferação de focos do mosquito aedes aegipty. A atividade faz parte do Projeto Integrado Sócio-eco-digital, que é desenvolvido pela instituição de ensino.

 A Gincana de Combate à Dengue – O fim da picada acontecerá entre as 8 e as 16 horas e tem como meta atingir todo o bairro. Trata-se de uma atividade da Disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID), ministrada pelo professor André Kaercher, mas a proposta vai muito além da competição pela nota, segundo avaliação da professora Hayana Leal, coordenadora do Colegiado de Enfermagem. “Antes de tudo, são ações de responsabilidade social”, afirma.

A gincana terá dois momentos específicos. O primeiro será a visita dos estudantes aos moradores, para uma campanha educativa, com orientações sobre a doença, medidas preventivas, meios de identificar e combater os focos do mosquito transmissor. Paralelamente, haverá a coleta de todo material encontrado nas residências que representa risco à saúde da população. Esse material será entregue à Associação de Moradores da Mangabeira, para posterior comercialização.

Em um segundo momento, de acordo com a professora Hayana Leal, os participantes farão a distribuição de alimentos não perecíveis entre famílias carentes da comunidade. Os alimentos estão sendo arrecadados pelos próprios estudantes e os contemplados serão definidos juntamente com representantes da Associação Comunitária São Braz.

“A quantidade de material arrecadado nas residências é o requisito principal para avaliação do desempenho dos estudantes”, informa a professora Hayana Leal, lembrando que os integrantes da equipe vencedora serão premiados com estetoscópios. Segundo ela, os alunos serão avaliados também pela capacidade de organização em grupo e nível de produtividade em todas as etapas do trabalho. A participação na atividade, conforme frisa, é obrigatória.

*Com informações da  Assessoria de Comunicação FTC/FSA

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108294 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]