Folha de S. Paulo engana leitores com manchete malandra | Por Oldack Miranda

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Não adianta Lula repetir à exaustão que não está lutando por um terceiro mandato, não adianta o líder da bancada federal do PT, Cândido Vaccarezza, afirmar que o PT é contra o terceiro mandato, não adiantam quaisquer esclarecimentos. A Folha tenta enganar seus leitores com manchete muito estranha.

A manchete da Folha foi “Terceiro mandato de Lula divide o país”. É uma manipulação grosseira. Poderia ser também “Metade do eleitorado já apóia terceiro mandato”. Seria o outro lado da manipulação. É possível dar manchetes completamente diferentes a partir da mesma informação. É o que nos ensina o jornalista veterano Ricardo Kotscho em seu blog.

É claro que os editores da Folha de S. Paulo preferiram a manchete “Terceiro mandato divide o país”. Afinal a pesquisa indicou que 47% apóiam a proposta hipotética do terceiro mandato e 49% a rejeitam.

Leitores desavisados da Folha poderiam inferir, a partir da manchete, que a luta por um terceiro mandato estaria dividindo o país. Como se a proposta estivesse realmente sendo votada no Congresso Nacional. Como se Lula e o PT estivessem realmente lutando por isso.

Como alerta Ricardo Kotscho, não é nada disso. Não se trata de uma coisa nem outra. Não há luta pelo terceiro mandato. Lula não quer e não aceita a proposta. O PT não quer e não aceita a proposta.

Pela enésima vez, Kotscho repete em seu blog que esta história de terceiro mandato é uma bobagem levantada por áulicos e adversários do presidente Lula. O terceiro mandato nunca foi cogitado por ele. Lula é contra o terceiro mandato por uma questão de princípio.

É uma pena que Lula não aceite a idéia. Entretanto, aceitando Lula ou não a idéia do terceiro mandato o PSDB, o DEM e a Folha de S. Paulo resolveram fazer campanha contra o terceiro mandato que Lula não quer. Pode uma coisa dessa? Trata-se do maior factóide que já vi: a Folha denuncia uma luta que Lula NÃO quer.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.