Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 29 de junho de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.
Edson Borges.
Edson Borges.

Eurico Boaventura

Quando encerrávamos esta coluna a Academia Feirense de Letras e a Fundação Senhor dos Passos estavam promovendo eventos comemorativos do centenário de nascimento do saudoso poeta Eurico Alves Boaventura. Dentro da programação do sábado teve missa na Igreja dos Remédios, oficiada pelo padre Miguel Amaral, seguida de louvação ao homenageado pelo escritor Carlos Alberto Kruschewsky e por fim o lançamento do CD “Poetas Feirenses – Especial 100 anos de Eurico”.

Congresso Nacional de Botânica

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está sediando desde domingo (28), o 60º Congresso Nacional de Botânica (60º CNBot), evento que acontece pela primeira vez na região do semi-árido, com atividades que se prolongarão até sexta-feira (3/7). Simultaneamente, serão realizados o 29º Encontro Regional de Botânicos – MG, BA, ES (29º ERBot) e a 32ª Reunião Nordestina de Botânica (32º RNBot). Presentes estão pesquisadores de instituições de diversos países e a participação de 3 mil pessoas. O tema abordado nesta edição desde sua abertura é  Botânica Brasileira: Futuro e Compromissos. Serão apresentados e divulgados os avanços científicos e tecnológicos na área da Botânica e analisadas a situação atual e as perspectivas de formação de botânicos no Brasil (professores, pesquisadores e técnicos). O presidente do congresso é o professor Carlos Wallace Nascimento Moura.

Botânica, ano 60

Está prevista, para as próximas horas, a reflexão sobre os 60 anos do Congresso Nacional de Botânica e a avaliação dos compromissos acordados através das Metas Nacionais de Biodiversidade para 2010 em relação à diversidade de plantas, fungos e algas. O evento, promovido anualmente pela Sociedade Botânica do Brasil, é organizado pela Uefs com a colaboração das seguintes instituições de ensino superior da Bahia: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Também participam a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Jardim Botânico de Salvador (JBSS). O Congresso conta com o apoio do CNPq, Ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, Fapesb e Governo do Estado da Bahia.

Ainda São João

Com arrasta pé, decoração junina e ceia especial com comidas típicas foram as atrações preparadas por Rosa Brandão e Firmo Azevedo para os hóspedes do Hotel Vila dos Corais e da Pousada Sobrada do Vila, neste São João. As quituteiras Ana Maria Santos e Iracema Santana preparam um cardápio recheado de milho e amendoim cozidos, canjica, diversos tipos de bolos e licores para a ceia junina. Os colaboradores do Vila dos Corais e do Sobrado da Vila capricharam na confecção de bandeirolas, balões e flores de papel crepom, deixando os ambientes muito animados. E mais: em Praia do Forte, Imbassaí e Mata de São João, de 20 a 24 de junho, a folia junina teve a animação de bandas, como Mastruz com Leite, Clã Brasil e Jerimum Assado, além do tradicional concurso de quadrilhas.
Datas

Esteve na ronda do natalício a senhora Zuleide Bastos, que foi festejada por amigas com um chá das cinco…No sábado com um almoço concorrido em sua residência, o secretário de Comunicação Social jornalista Edson Borges comemorou a sua idade ao lado de sua simpática mulher, a médica Constança, com um almoço informalissimo.

Sobre Antonio José Larangeira 3223 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.