Escolas públicas têm até 28 de junho para escolherem livros didáticos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

As escolas públicas baianas, que oferecem do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, têm até o dia (28/06/2009) para fazerem a escolha dos livros didáticos para o próximo ano letivo. As unidades que perderem o prazo terão os livros selecionados pelo próprio Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é financiado e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo estimativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), até o momento, as escolas de 45% dos 417 municípios baianos já fizeram a opção dos livros didáticos que usarão de 2010 a 2012.

Só este ano, a Bahia recebeu 5.699.389 livros para o ensino fundamental, atendendo a 17.925 escolas e beneficiando 2.425.561 alunos. As obras representaram um volume de investimento do FNDE de quase R$ 39 milhões. Os livros devem durar três anos, sendo reaproveitados por outros alunos a cada novo período letivo, exceto as cartilhas de alfabetização do 1º e 2º ano, classificadas como consumíveis.

A escolha do próximo biênio ocorrerá exclusivamente no endereço eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br). Para ter acesso ao sistema, é necessário utilizar o login e senha, encaminhados via Correios pelo programa às escolas. “As unidades que não receberam os códigos de acesso devem se dirigir aos Correios para saber se houve algum problema ou procurar a secretaria”, orienta o sub-coordenador do programa do livro didático na SEC, Paulo Roberto dos Santos. Os contatos podem ser feitos através dos telefones 71 3115-1314 / 9142 ou pelo email [email protected]

Escolha

Com conteúdo já adaptado ao novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as disciplinas à disposição para escolha são: Letramento e Alfabetização Linguística e Alfabetização Matemática (1º e 2º ano); Geografia, História e Ciências (2º ao 5º ano); Língua Portuguesa e Matemática (3º ao 5º ano); e História Regional e Geografia Regional (4º ou 5º ano).

Cada escola deve indicar duas sugestões para cada disciplina. Para orientar a escolha, foi elaborado o Guia do PNLD 2010, publicação com um resumo de todos os livros didáticos disponíveis, enviado em versão impressa para todas as escolas de ensino fundamental.

No intuito de estimular as escolas a agilizarem o processo, este ano, o FNDE instituiu o concurso Escolha Premiada. Dividido em quatro categorias, o concurso vai premiar as quatro secretarias estaduais e as 12 secretarias municipais de educação que tiverem maior participação no registro da escolha. Também receberão prêmios as três escolas de cada município vencedor que mais rapidamente registrarem sua opção. Ao final do concurso, serão distribuídos 52 acervos completos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com 559 obras cada, totalizando cerca de 30 mil livros.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]