Encontro do Mandato | Por Emiliano José

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Com o propósito de discutir e planejar os próximos passos de sua ação parlamentar, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) realizou o seu primeiro Encontro do Mandato, no dia 6 de junho, no Campus da UFBA de Ondina, em Salvador (BA).

Cerca de 250 políticos, professores, estudantes, líderes comunitários e pessoas que apóiam Emiliano, de 22 cidades da Bahia, estiveram presentes. Destaque para a participação do ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, que fez o seu pronunciamento. Emiliano abriu o debate dizendo que “é importante esse momento de colher opiniões e discutir ações, buscando idéias em um punho participativo. Dessa forma poderemos definir prioridades para caminhar no mandato de forma democrática. É um desafio que vamos ter que enfrentar”.

“Vejo a política como elemento fundamental da vida. Faz um mês (dia 5/6) que assumi o mandato e já ocupei duas comissões: a de Constituição, Justiça e Cidadania, como membro titular, e a Comissão de Educação e Cultura, como suplente. Estou sempre buscando fazer novos discursos na Câmara Federal, apesar de não ser fácil falar. Em todas as semanas conduzi debates sobre assuntos importantes como a criação de uma nova lei de imprensa, a CPI da Petrobras, o programa Todos pela Alfabetização (Topa), o Água para Todos, dentre outros que podem ser vistos nos meus boletins e no site”.

Quanto às próximas eleições de Dilma Rousseff e Jaques Wagner, Emiliano disse: “depois de participar de cinco eleições, o candidato não é mais Lula. Mas estou confiante nas últimas pesquisas eleitorais – Vox Populi, Datafolha e Sensus – que apontam o crescimento de Dilma. Vamos lutar para reeleger Wagner e fazer da ministra a nossa presidente.”.

Três focos de atuação para o mandato do deputado federal foram colocados em discussão: “educação e cultura”, “Salvador e desigualdades” e “imprensa e poder”.

Palavras de Waldir Pires

Após a sessão de palmas, Waldir abriu a palavra. “Fiquei contentíssimo com a chegada de Emiliano no parlamento brasileiro. Creio que temos sonhos naturais, utopias de realizações, de que a política estabeleça uma sociedade justa. Emiliano assumiu o mandato em um momento importante para a política”.

“O presidente Lula é um grande marco para a história brasileira, que faz a diferença para o povo. Foi a primeira presença de um excluído no comando da presidência. É uma forte ligação que Lula tem com as pessoas. Há necessidade desse momento novo na história, pois a democracia deve ser instituída. A política decide o caminho da convivência social para alcançar a igualdade de oportunidades”.

Waldir lembrou que “em governos passados vivemos oligarquias, coronelismo, poderes arbitrários e chamamos tudo de política. O PT tem a capacidade de mostrar o que é política de verdade. É preciso dar exemplo. Temos que mudar a legislação, não podemos permitir o desvio, a corrupção. Precisamos de um processo eleitoral sadio de recursos. Dignidade é a base da constituição”.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]