
Hoje pode ter sido o último dia em que o jornal de economia e negócios Gazeta Mercantil, fundado em 1920, foi visto nas bancas. A assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), dona da Editora JB S.A., que atualmente controla o jornal, confirmou que o grupo não continuará editando a Gazeta a partir da próxima segunda-feira (01/06/2009), informa o Valor Online/O Globo.
Apesar de o antigo dono do jornal, Luiz Fernando Levy, ter voltado atrás e afirmado em comunicado que planeja manter a Gazeta em circulação, ainda não houve um acordo entre ele e a CBM, diz a Folha Online.
Na última segunda-feira (25/05), a Editora JB S.A. afirmou que, a partir de 1º de junho, não mais responderia pela publicação da Gazeta. Segundo a Folha, Levy pediu um prazo de 90 dias para assumir o jornal, proposta que não teria sido aceita pela CBM. Hoje (29/05), acrescenta a Folha, há no jornal uma estrutura de plantão para o caso de Levy apresentar uma nova proposta ao grupo.
De acordo com o Estadão, em uma reunião ontem (28/05) com os cerca de 90 funcionários do jornal (entre repórteres e funcionários de outros departamentos), um representante da CBM anunciou férias coletivas de 30 dias a partir de segunda-feira (01/06). Depois disso, há a possibilidade de eles serem realocados para outras publicações do grupo, como o Jornal do Brasil e as revistas Fluir, Gula, Viver Bem e SET.
Os jornalistas chegaram a preparar uma edição histórica de despedida, mas a iniciativa não foi levada adiante, acrescenta o Estadão. Veja a edição eletrônica de hoje da Gazeta aqui. Leia outras matérias relacionadas aqui.
*Com informações de Eva Menezes.