Domingo decisivo para a liderança do Ranking Baiano de Golfe

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Cerca de 40 atletas filiados à Federação Baiana de Golfe (FBG) estarão no campo do Iberostar Praia do Forte Golf Links (Praia do Forte/BA), para a disputa da 5ª Etapa Baiana.

O ranking baiano de golfe entra na sua metade decisiva neste domingo (07/06/2009). Os líderes do Estadual disputarão buraco a buraco, em meio aos desafios do campo do Iberostar Praia do Forte Golf Links (Praia do Forte/BA), pontos preciosos durante a 5ª Etapa da Federação Baiana de Golf (FBG) que esquentarão a briga pelo título. O desafio reunirá cerca de 40 atletas e está marcado para acontecer a partir das 8 horas.

São esperadas mais de 3200 tacadas dos atletas baianos, que estarão divididos nas seguintes categorias: Scratch (sem uso do handcap), M1(Hcp Index até 14); M2 (Hcp Index entre 14,1 e 22,1); M3 (Hcp Index entre 22,2 e 32,9) e a feminina F1 (Hcp Index entre 0,0 e 31,7).

Os atletas inscritos na M3 competem na modalidade Stableford, em que o número de disparos em relação ao par determina a pontuação. Os demais jogam na Stroke Play, cujo resultado é obtido pelo número de tacadas.

A 5ª Etapa do Estadual Baiano de Golfe tem previsão de encerramento para as 13 horas. Os primeiros colocados de cada categoria recebem prêmios e 25 pontos à serem somados no ranking da FBG. Os demais concorrentes, conforme a ordem de chegada, recebem a seguinte pontuação: 2º (20 pts), 3º (15 pts), 4º (12 pts), 5º (10 pts), 6º (8 pts), 7º (6 pts), 8º (4º pts), 9º (2 pts) e 10º lugar (1 ponto).

A disputa pelo título – por categorias

No Ranking Scratch, em que os atletas computam o número de tacadas sem desconto do handcap e defini o campeão geral, o bicampeão de 2007 e 2008, Alberto Canovas Filho (hcp 1,9) sofre a perseguição implacável de Paulo Armani (9,4) e Bruno Tariant (9,6). Armani está a 15 pontos da liderança de Canovas Filho, com 60 e 75pontos cada um, respectivamente. Tariant corre por fora, com 40 pontos.

Já na categoria M1, Paulo Armani (hcp 9,6), com 58 pontos, está sete pontos à frente de Luiz Carlos Santana (hcp 9,2), que possui 51 pontos. Apesar do bom início, em que somou 20 pontos na 1ª Etapa, Bruno Tariant soma após quatro Etapas 36 pontos e depende de um jogo mais agressivo para se emparelhar aos dois primeiros na luta pelo título. A briga está bastante acirrada na M2. Arnoldo Neves (hcp).

A briga está bastante acirrada na M2. Arnoldo Neves (hcp 19,0), 47 pontos, lidera o ranking com uma margem de um ponto para Norman Barry Silverson (hcp 16,6), que já somou 46 pontos, e três pontos para o terceiro colocado, Daniel Muller (hcp 17,3), possuidor de 44 pontos. A 5ª Etapa pode ser decisiva para mudanças nesta ordem.

Entre os competidores da M3, David Siller (hcp 29,2) conta com uma liderança mais tranqüila. Com 62 pontos conquistados, Siller está 22 pontos distante de Pedro de la Fuente (hcp 23,5), atleta que já conquistou 40 pontos e 30 à frente de David Breedlove (hcp 24,3), golfista que somou 20 pontos na 1ª Etapa e mais 12 na 2ª, mas permaneceu em branco nas 3ª e 4ª. Breedlove e de la Fuente precisam desenvolver o melhor do seu jogo no Iberostar Praia do Forte Golf Links para manterem as chances de título.

As mulheres do golfe baiano travam uma batalha à parte. Neusa Azevedo (hcp 19,9) e Samara Tariant (hcp 8,0) estão empatadas com 65 pontos. Ao longo das quatro etapas jogadas, houve um revezamento pela liderança, mas o resultado da 4ª Etapa as colocou lado-a-lado. Keiko Okada (hcp 20,6), corre por fora, com 35 pontos.

Ranking Baiano – Regulamento

A Federação Baiana de Golfe realizará nove etapas do Campeonato Estadual ao longo do ano. Até o momento, quatro já foram realizadas, sendo duas (a 1ª e a 4ª  Etapas) no Costa do Sauípe Golf Links, nos dias 1º de fevereiro e 17 de maio, respectivamente, uma no Iberostar Praia do Forte Golf Links (2ª Etapa), em 1º de março e uma no Estado do Espírito Santo, no campo do Clube Capixaba de Golf, na data de cinco de abril.

A partir da 5ª Etapa, que acontece neste domingo (07) no Iberostar Praia do Forte Golf Links, os pontos disponíveis no Ranking começam a se tornar escassos, acirrando a disputa pelo título. Existem mais chances de acertar do que errar, em especial para os atletas que estão em busca do troféu de campeão.

Ao final do campeonato, previsto para o dia 22 de Novembro, no campo do Costa do Sauípe Golf Links, serão computados os três melhores resultados dentre as 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 8ª Etapas, acrescidos dos somatórios obtidos na 1ª (Abertura), 7ª (Campeonato Aberto de Golfe do Estado da Bahia) e 9ª Etapas (Encerramento).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]