Destinados recursos para restauração do Solar do Biju

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prepara o processo de contratação de empresa especializada para restauração do Solar do Biju, prédio localizado em Santo Amaro da Purificação e que serve como campus avançado para atividades acadêmicas e culturais. O imóvel, que pertence ao patrimônio da Uefs, foi contemplado com emenda parlamentar do deputado federal Raymundo Veloso Silva (PMDB-BA) no valor de R$ 150 mil.

Técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) já visitaram o casarão, juntamente com representantes da Gerência de Projetos e Obras da Uefs (Gepro) e da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri). Foram constatadas precariedades no telhado e rachaduras nas paredes, o que será priorizado na restauração. Havendo recursos suficientes, as obras serão estendidas para as  esquadrias, janelas e portas, sistemas elétrico e hidráulico, piso e muro lateral.

O Solar do Biju é um casarão do século XIX, construído em 1804 e situado na Praça da Purificação. Nele nasceu uma das personalidades históricas santamarenses, o Barão de Sergy. O prédio foi doado à Uefs pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro em 1997 e, posteriormente, foi tombado como patrimônio histórico e cultural.

No campus avançado de Santo Amaro a Uefs já formou duas turmas em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas. Ainda em 2009, serão implantadas as graduações em Licenciatura em História e Ensino Fundamental. Hoje, funcionam no local três núcleos temáticos (Estudos do Mar, Pró-Memória do Município de Santo Amaro e do Recôncavo Baiano e Escola Básica), além da Biblioteca Setorial Solar do Biju e do Museu Galeria de Arte Caetano Veloso que dão suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão.

*Com informações da ASCOM UEFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.