Salvador: deputado federal Emiliano José promove ‘Encontro do Mandato’

Deputado federal Emiliano José promove 'Encontro do Mandato'.
Deputado federal Emiliano José promove 'Encontro do Mandato'.
Deputado federal Emiliano José promove 'Encontro do Mandato'.
Deputado federal Emiliano José promove ‘Encontro do Mandato’.

Com o propósito de discutir e planejar os próximos passos de sua ação parlamentar, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) realizou o seu primeiro Encontro do Mandato, no dia 6 de junho de 2009, no Campus da UFBA de Ondina, em Salvador (BA). Cerca de 250 políticos, professores, estudantes, líderes comunitários e pessoas que apóiam Emiliano, de 21 cidades da Bahia, estiveram presentes. Destaque para a participação do ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, que fez o seu pronunciamento.

Emiliano abriu o debate dizendo que “é importante esse momento de colher opiniões e discutir ações, buscando idéia em um punho participativo. Dessa forma poderemos definir prioridades para caminhar no mandato de forma democrática. É um desafio que vamos ter que enfrentar”.

“Vejo a política como elemento fundamental da vida. Faz um mês (dia 5/6) que assumi o mandato e já ocupei duas comissões: a de Constituição, Justiça e Cidadania, como membro titular, e a Comissão de Educação e Cultura, como suplente. Estou sempre buscando fazer novos discursos na Câmara Federal, apesar de não ser fácil falar. Em todas as semanas conduzi debates sobre assuntos importantes como a criação de uma nova lei de imprensa, a CPI da Petrobras, o programa Todos pela Alfabetização (Topa), o Água para Todos, dentre outros que podem ser vistos nos meus boletins e no site”.

Quanto às próximas eleições de Dilma Rousseff e Jaques Wagner, Emiliano disse: “depois de participar de cinco eleições, o candidato não é mais Lula. Mas estou confiante nas últimas pesquisas eleitorais – Vox Populi, Datafolha e Sensus – que apontam o crescimento de Dilma. Vamos lutar para reeleger Wagner e fazer da ministra a nossa presidente.”.

Três focos de atuação para o mandato do deputado federal foram colocados em discussão: “educação e cultura”, “Salvador e desigualdades” e “imprensa e poder”.

Palavras de Waldir Pires

Após a sessão de palmas, Waldir abriu a palavra. “Fiquei contentíssimo com a chegada de Emiliano no parlamento brasileiro. Creio que temos sonhos naturais, utopias de realizações, de que a política estabeleça uma sociedade justa. Emiliano assumiu o mandato em um momento importante para a política”.

“O presidente Lula é um grande marco para a história brasileira, que faz a diferença para o povo. Foi a primeira presença de um excluído no comando da presidência. É uma forte ligação que Lula tem com as pessoas. Há necessidade desse momento novo na história, pois a democracia deve ser instituída. A política decide o caminho da convivência social para alcançar a igualdade de oportunidades”.

Waldir lembrou que “em governos passados vivemos oligarquias, coronelismo, poderes arbitrários e chamamos tudo de política. O PT tem a capacidade de mostrar o que é política de verdade. É preciso dar exemplo. Temos que mudar a legislação, não podemos permitir o desvio, a corrupção. Precisamos de um processo eleitoral sadio de recursos. Dignidade é a base da constituição”.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]