
Foi realizado em Feira de Santana, Seminário “Região Metropolitana – sua contribuição ao desenvolvimento sustentável”. O evento aconteceu ontem (19/06/2008), a partir das 08:30 no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana. De acordo com Colbert, o objetivo do encontro foi discutir o projeto, de sua autoria, para a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS).
A RMFS envolverá os municípios do entrorno de Feira de Santana e, segundo explica o deputado, a sua criação poderá proporcionar benefícios significativos para as suas populações a exemplo da redução de tarifas públicas interurbanas, a racionalização de custos com educação, tratamento de resíduos sólidos, além de promover incentivos econômicos, a exemplo do uso de recursos federais destinados exclusivamente para regiões metropolitanas.
O deputado conclamou a todos para somar forças capazes de dar a representatividade que a região possui: prefeitos, vices, vereadores, entidades representativas, lojas maçônicas, instituições de serviços, ONGs, partidos políticos, e outras entidades organizadas da sociedade. Para apoiarem e darem sustentação ao projeto.
O Edmur Mesquita, assessor do governador de são Paulo (José Serra), principal responsável pela criação da Região Metropolitana na Baixada Santista, uma das primeiras a ser implantada no Brasil, falou da sua importância e suas conquistas no campo social. O que contribuiu, segundo ele, de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida daqueles segmentos populacionais envolvido neste projeto, uma tendência que deverá ser adotada em todo o Brasil. O prefeito Tarcízio Pimenta demonstrou ser um entusiasta do projeto e se colocou à disposição do deputado Colbert Martins. E adiantou que, de sua parte, tudo fará para que o projeto se efetive na prática.
O Ministro da Integração Geddel Vieira Lima, elogiou a iniciativa do deputado Colbert Martins, e se comprometeu em levar o projeto ao governo Wagner, para que este, o encaminhe para a Assambléia Legislativa para que seja aprovado pelos deputados. Durante entrevista concedida à imprensa feirense, Geddel acenou de forma positiva para o prefeito Tarcízio Pimenta ao garantir que está providenciando a liberação de verba para Feira de Santana.
O Seminário contou com a participação de dos Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, e de Planejamento, Walter Pinheiro, além do Diretor de Planejamento Estratégico da Baixada santista Edmur Mesquita, a Diretora de Planejamento Metropolitana de Campinas Ieda Maria de O. Lima, Ministro da Integração Geddel Vieira Lima, prefeito Tarcízio Pimenta, deputada Eliana Boaventura, deputado Fernando de Fabinho, entre outras autoridades.