Criação de Região Metropolitana exerce forte efeito sobre o desenvolvimento de Feira e região

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Foi realizado em Feira de Santana, Seminário “Região Metropolitana – sua contribuição ao desenvolvimento sustentável”. O evento aconteceu ontem (19/06/2008), a partir das 08:30 no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana. De acordo com Colbert, o objetivo do encontro foi discutir o projeto, de sua autoria, para a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS).

A RMFS envolverá os municípios do entrorno de Feira de Santana e, segundo explica o deputado, a sua criação poderá proporcionar benefícios significativos para as suas populações a exemplo da redução de tarifas públicas interurbanas, a racionalização de custos com educação, tratamento de resíduos sólidos, além de promover incentivos econômicos, a exemplo do uso de recursos federais destinados exclusivamente para regiões metropolitanas.

O deputado conclamou a todos para somar forças capazes de dar a representatividade que a região possui: prefeitos, vices, vereadores, entidades representativas, lojas maçônicas, instituições de serviços, ONGs, partidos políticos, e outras entidades organizadas da sociedade. Para apoiarem e darem sustentação ao projeto.

O Edmur Mesquita, assessor do governador de são Paulo (José Serra), principal responsável pela criação da Região Metropolitana na Baixada Santista, uma das primeiras a ser implantada no Brasil, falou da sua importância e suas conquistas no campo social. O que contribuiu, segundo ele, de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida daqueles segmentos populacionais envolvido neste projeto, uma tendência que deverá ser adotada em todo o Brasil. O prefeito Tarcízio Pimenta demonstrou ser um entusiasta do projeto e se colocou à disposição do deputado Colbert Martins. E adiantou que, de sua parte, tudo fará para que o projeto se efetive na prática.

O Ministro da Integração Geddel Vieira Lima, elogiou a iniciativa do deputado Colbert Martins, e se comprometeu em  levar o projeto ao governo Wagner, para que este, o encaminhe para a Assambléia Legislativa para que seja aprovado pelos deputados. Durante entrevista concedida à imprensa feirense, Geddel acenou de forma positiva para o prefeito Tarcízio Pimenta ao garantir que está providenciando a liberação de verba para Feira de Santana.

O Seminário contou com a participação de dos Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, e de Planejamento, Walter Pinheiro, além do Diretor de Planejamento Estratégico da Baixada santista Edmur Mesquita, a Diretora de Planejamento Metropolitana de Campinas Ieda Maria de O. Lima, Ministro da Integração Geddel Vieira Lima, prefeito Tarcízio Pimenta, deputada Eliana Boaventura, deputado Fernando de Fabinho, entre outras autoridades.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]