Copas de futebol da Sudesb revelam novos árbitros

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

As copas de futebol promovidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), além de descobrir novos talentos, vêm revelando novos árbitros para integrar os quadros da Federação Baiana de Futebol (FBF). Um exemplo disso é o baiano de Maragogipe, José Lourenço, 26 anos, que começou apitando na Copa do Recôncavo e hoje já está atuando em jogos do Campeonato Baiano de Juniores.

“Sem árbitro não tem espetáculo. E as copas vêm proporcionando bons resultados, com o surgimento de novos árbitros para o cenário do futebol, e isso nos deixa muito felizes”, afirmou o coordenador de Excelência da Sudesb, Sinval Vieira. A autarquia vem promovendo vários cursos de arbitragem pelo interior, dentro do projeto Dimensão Social do Futebol.

José Lourenço começou a se interessar por futebol ainda menino, integrando a Escolinha Euroamérica. “Quem selecionava, na época, era José Carlos Queiroz, que foi técnico e preparador físico do Bahia e treinador do Santos. Mas durante um jogo tive problemas na rótula e esfriei um pouco com o futebol. Comecei também a trabalhar aos 16 anos e não tinha tempo para jogar bola – só aos domingos”, explicou. O pai de Lourenço, João da Conceição (Bagdal), foi árbitro e o levou para assistir a um curso com o professor José Gomes.

Depois conheceu um árbitro da Liga de Cachoeira, que lhe deu umas dicas, colocadas em prática apitando babas. Lourenço disse que tomou gosto pela atividade e daí não parou mais. Em 2004 fez um curso pela FBF com Arilson Bispo e Paulo César Brasileiro. Começou atuando em partidas pelas ligas de Maragogipe, São Félix, Muritiba, Mangabeira e Sapeaçu.

No ano passado, Lourenço participou das copas do Jacuípe, Recôncavo, Laranja e Dois de Julho, além do Intermunicipal. Atualmente o árbitro apita também nas copas da Sudesb.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]