Concurso para Oficiais – EsAEx

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Criada em 5 de abril de 1988, a Escola de Administração do Exército (EsAEx) está sediada na cidade de Salvador-BA e é responsável pelos Processos Seletivos ao Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e ao Estágio de Instrução e Adaptação no Quadro de Capelães Militares (EIA/QCM).

O Exército, este ano, está oferecendo, para quem já concluiu o nível superior, 60 vagas, para ambos os sexos, para o Quadro Complementar, assim distribuídas: Administração (10), Ciências Contábeis (11), Comunicação Social (2), Direito (11), Enfermagem (5), Informática (10), Magistério-Inglês (2), Magistério-Matemática (2), Psicologia (2) e Veterinária (5). Para o Quadro de Capelães Militares está oferecendo 4 vagas para Capelão Católico e 1 para Capelão Evangélico.

O CFO/QC e o EIA/QCM  têm a duração aproximada de oito meses. O primeiro é realizado na Escola de Administração do Exército. O segundo desenvolve-se em três períodos, sendo o primeiro desses na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende – RJ, estabelecimento de ensino responsável pela matrícula; o segundo na Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações – MG; e o terceiro período na cidade onde o concludente será classificado. Durante este período são ministradas instruções que objetivam formar o aluno para desempenhar e assumir as responsabilidades e funções de oficial do Exército, de acordo com as suas áreas de formação, e em qualquer parte do Território Nacional, sempre em atenção aos interesses da Instituição.

O Exército, durante o curso, fornece ao aluno alimentação, salário, alojamento e instrução.

O candidato ao CFO/QC deve possuir no mínimo 20 anos e no máximo 36 anos, referenciados a 31 de dezembro de 2010. O candidato ao EIA/QCM deve completar, até 31 de dezembro de 2010, no mínimo 30 anos e, no máximo 40 anos de idade. Os demais requisitos encontram-se listados nos editais dos concursos.

As inscrições poderão ser realizadas das 00:00 horas do dia 27 dejulho às 16:00 horas do dia 17 de agosto de 2009 (horário de Brasília), pela internet, por intermédio do sitewww.esaex.ensino.eb.br.

O candidato deve acessar o site www.esaex.ensino.eb.br, consultar o Edital do Concurso, preencher o Requerimento de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 para ambos os concursos, em qualquer agência bancária.

O Processo Seletivo é composto das seguintes fases: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF) e Revisão Médica e Comprovação dos Dados Biográficos.

O EI será realizado no dia 13 de setembro de 2009.

A IS é realizada segundo a Portaria nº 41 de 17 de maio de 2005 com as alterações da Portaria nº 43 de 19 de maio de 2008 e da Portaria n°119 de 12 de novembro de 2008, todas do DEP. Tais causas de incapacidade estarão disponibilizadas no endereço eletrônico da EsAEx.

O EAF é composto pelas provas de flexão de braços, abdominal supra e corrida de 12 minutos.

Solicitamos que, caso esse conceituado estabelecimento difusor de informações e formador de opiniões venha a realizar a divulgação do nosso processo seletivo, que nos remeta, se possível, por intermédio de nosso e-mail, informações a respeito desta divulgação (data e meio de comunicação utilizado).

*Com informações da Escola de Administração do Exército

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115088 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.