Comitê organizador da Copa 2014 anuncia novos prazos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Terminou nesta terça-feira (09/06/2009), no Rio de Janeiro (RJ), a participação da Bahia na reunião entre os representantes dos comitês locais das 12 cidades-sede e o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, encabeçado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além do detalhamento dos projetos, as cidades conheceram o cronograma que terão de seguir à risca.

Foram apresentados alguns prazos novos, entre eles o de 31 de agosto próximo para publicar o edital de licitação das obras e definir se a reforma ou construção do estádio para o Mundial será feita por concessão, Parceria Público-Privada (PPP) ou com dinheiro público.

Até 31 de dezembro deste ano deverá ser publicado o resultado final do processo licitatório. Além disso, em 28 de fevereiro de 2010, todo o cronograma das obras deve ser divulgado, contemplando o início das obras ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Três pontos foram abordados em relação ao projeto baiano. O primeiro tratou do estádio, onde foram detalhadas as adaptações feitas no projeto para atender as exigências da FIFA; o segundo foi relacionado com a mobilidade urbana da capital do estado, com apresentação de construção de vias de acesso e projetos de infraestrutura para Salvador e Região Metropolitana; e o terceiro aspecto tratou da sustentabilidade econômico-financeiro do projeto, quando foram apresentadas as providências para tornar o projeto viável, dentro de uma modelagem de parceria público-privada.

Bahia atenta às exigências da CBF/FIFA

A delegação baiana foi composta pelo secretário Nilton Vasconcelos, do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, pelo chefe de gabinete do governador Fernando Schmidt, por dois representantes da prefeitura de Salvador e por técnicos da empresa de engenharia Setepla e do consórcio KPMG/Machado Méier.

“A Bahia está atenta a todas as exigências da FIFA e do Comitê Organizador. Hoje novas adaptações nos foram solicitadas, mas todas as demandas são possíveis de serem contempladas”, destacou Fernando Schmidt.
Ainda sobre as novas solicitações da CBF/FIFA, Nilton Vasconcelos disse que daquilo que foi demandado, cerca de 90% dos ajustes já foram realizados. “Usando o jargão do futebol, treino é treino e jogo é jogo. Estamos jogando para vencer desde quando enviamos os primeiros documentos e ainda temos muito que trabalhar”, definiu.

Reunião Extraordinária

Presente à reunião, a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, informou que irá conversar com o governador Jaques Wagner sobre a possibilidade de convocação de uma reunião extraordinária do Fórum de Governadores do Nordeste, para tratar exclusivamente dos preparativos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Para a governadora, é possível que os quatro estados nordestinos possam se reunir e captar investimentos conjuntamente para a região.

*Com informações da AGECOM/BAHIA

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116922 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.