Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 22 de junho de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Claudia é capa

A queridíssima cantora Claudia Leitte é a capa da sétima edição da badaladíssima Revista Sun Sun Flash que traz fotos tiradas pelo consagrado fotógrafo social Sun Sun dos melhores eventos sociais de Salvador. A Revista Sun Sun Flash desse mês de junho, traz uma entrevista em clima de total descontração com a talentosa cantora, fotos de pessoas de destaque social de Salvador, notícias da sociedade baiana e do mundo dos famosos. A frente da publicação  Sun Sun e os filhos, a jornalista Yin yee Carneiro e o designer King Hung.

Solar do Biju

O processo de contratação de empresa especializada para restauração do Solar do Biju, prédio localizado em Santo Amaro da Purificação e que serve como campus avançado para atividades acadêmicas e culturais da Universidade Estadual de Feira de Santana já está sendo preparado. Técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) já visitaram o casarão, juntamente com representantes da Gerência de Projetos e Obras da Uefs (Gepro) e da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri). O Solar do Biju é um casarão do século XIX, construído em 1804 e situado na Praça da Purificação. Nele nasceu uma das personalidades históricas santamarenses, o Barão de Sergy. O prédio foi doado à Uefs pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro em 1997 e, posteriormente, foi tombado como patrimônio histórico e cultural. No campus avançado de Santo Amaro a Uefs já formou duas turmas em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas ainda este ano serão implantadas as graduações em Licenciatura em História e Ensino Fundamental. Hoje, funcionam no local três núcleos temáticos (Estudos do Mar, Pró-Memória do Município de Santo Amaro e do Recôncavo Baiano e Escola Básica), além da Biblioteca Setorial Solar do Biju e do Museu Galeria de Arte Caetano Veloso que dão suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão.

Ajuda mútua

Promover a solidariedade e o resgate da auto-estima, através de diálogo, palestras, oficinas, exercícios de respiração, meditação, dentre outras atividades, é o objetivo do Grupo de Ajuda Mútua Bem Viver, formado por pacientes do Núcleo de Oncologia da Bahia que se reúnem semanalmente para compartilhar experiências. A programação de 2009 já começou e inclui as oficinas de Fio a Fio e de Fotos em Retalho, aulas de Pilates e várias outras atividades. Durante as oficinas, são produzidos artigos como toalhas, colchas, almofadas, broches, dentre outros, através das doações de retalhos de tecidos. Toda a arte confeccionada a várias mãos vai para o Bazar da Esperança, que ocorre todo fim de ano, com renda totalmente revertida em benefício do Nacci e da Casa de Apoio Erik Loeff.  Coordenado pela paciente Suzana Dias com o suporte da psicóloga Suzane Bandeira, da equipe

Executivos

* Funcionando a megatons como gerente regional norte/nordeste da Nestlé Brasil, em Feira de Santana, o executivo Osvaldo Moz Junior, figura simpática  e refinada, adepto de uma culinária internacional.

* Outra figura sempre festejada onde chega é o mexicano Roberto Reyes Reeder, gerente de planta da Yazaki, nesta cidade. É um defensor da cozinha do México, seu pais natal.

Giro internacional

Afivelando malas para mais um giro internacional, o oftalmologista Leo Mário Burke Galrão, que irá acompanhado de sua esposa Conceição e filhas até Bariloche, onde aproveitará para esquiar na neve. De lá retornará pelo Chile, onde vai até Vinha del Mar, cidade balneário que bastante gosta.

Luto na Academia

Faleceu aos 97 anos de idade, o poeta Pedro Apóstolo de Lima Filho, um dos fundadores da Academia Feirense de Letras, que deixa vaga a cadeira de numero seis. O presidente da AFL cronista Eduardo Kruschewsky determinou luto naquela instituição, na reunirão de quinta feira.

Sobre Antonio José Larangeira 3092 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]