Cidades do Sul baiano recebem a peça Cangaço

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O espetáculo teatral “Cangaço” terá duas apresentações no Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna),  durante os dias 11 e 12 de junho de 2009, às 20:30. Vencedor do Edital Manoel Lopes Pontes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o trabalho tem texto e direção de Pawlo Cidade e aborda o mundo sertanejo durante as duas últimas semanas do cangaceiro Lampião. Depois de passar por Itabuna, ainda este mês, a peça segue para o Teatro Municipal de Ilhéus (dias 14 e 16), e em julho para as cidades de Jussari (dia 11 de julho), Arataca (dia 12), e Valença (dias 24, 25 e 26).

A montagem expõe o lado humano, o universo lúdico, os momentos de aflição, as decisões e a forma como o bando foi se desintegrando até a fatídica madrugada do dia 28 de julho de 1938, quando foi assassinado o Rei do Cangaço. O texto de Paulo Cidade completa uma trilogia criada em 1994 para abordar o universo dos cangaceiros. A peça “Cangaço” tem um elenco formado por Kaique Cavalcante, Bruno Martinelli, Roma Góes, Andrea Bandeira, Val Kakau, Ciro Nonato, Rui Conceição e Ed Paixão. Em cartaz desde abril, a peça já esteve nas cidades de Aurelino Leal e Canavieiras.

Incentivo público

O diretor Pawlo Cidade revela que é a primeira vez que vence um edital como proponente e considera uma oportunidade ímpar ser premiado através de concorrência pública. Para ele, é uma satisfação ter acesso a um incentivo do governo do Estado, que facilita aos artistas galgarem espaço no cenário cultural, através de um mecanismo que torna mais democrático o repasse de recursos para suas realizações.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112805 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]