Catu e Poções festejam emancipação política

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

As cidades de Catu e Poções fazem aniversário de emancipação política juntas: dia 26 de junho. Apenas 10 anos as separam e para comemorar o deputado Paulo Câmera (PTB) apresentou moções de congratulações nas quais relembra a criação dos municípios e suas histórias de evolução e desenvolvimento. Mais velha, com 141 anos, Catu – distante 78 km de Salvador e com população estimada em 50 mil habitantes – tem seu nome originário do tupi guarani e significa aquilo que tem o sentido de bom.

A economia, que já esteve baseada na extração petrolífera, agora tem como carro-chefe a produção de mandioca, milho e fumo, além da pecuária.
Já Poções – aos 131 anos e com população superior a 46 mil habitantes – é conhecida como a “Terra do Divino Espírito Santo”, padroeiro da cidade. Segundo o deputado, “a tradição oral dá conta de que o nome do município vem do simples fato da existência de grande quantidade de poços na parte baixa da cidade, onde hoje, naturalmente, é o centro urbano”.

*Com informações da ASCOM – ALBA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.