Cabo Verde eleito Patrimônio da Humanidade

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Unesco escolheu o Porto da Ribeira Grande nesta sexta-feira em Sevilha, na Espanha; embaixador de Cabo Verde junto ao órgão disse à Rádio ONU que prêmio é uma homenagem ao povo do arquipélago.

 A Cidade Velha, ex-capital de Cabo Verde, foi eleita nesta sexta-feira Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

A agência da ONU reconheceu o valor histórico do Porto da Ribeira Grande de Santiago, um local que servia de passagem para o tráfico de escravos. O anúncio foi durante uma reunião da Unesco em Sevilha, no sul da Espanha.

Atlântico

O embaixador de Cabo Verde na Unesco, José Armando Duarte, disse à Rádio ONU, de Sevilha, que a decisão é uma grande homenagem ao povo do país do oeste da África.

“Foi a partir de Cabo Verde que se criou este conceito, esta forma de estar no mundo que é ser crioulo. E é a partir de Cabo Verde que nasceram as diversas nações crioulas espalhadas pelo mundo dos dois lados do Atlântico. Mas também é um local de memória para aquilo que foi um dos maiores crimes da humanidade que foi o tráfico de escravos. Portanto a Cidade Velha está intimamente ligada a vários aspectos positivos e negativos da história da humanidade”.

Miscigenação Cultural

Numa entrevista à Rádio ONU, durante a sua participação na Assembleia-Geral em setembro de 2008, o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, disse que a Cidade Velha foi o princípio da miscigenação biológica e cultural no mundo.

“O primeiro exemplo de miscigenação, mas o primeiro exemplo de uma cultura crioula e mestiça que vem também deste encontro de povos. Isso a gente não discute se foi um encontro forçado ou voluntário, mas é um encontro. E quando há encontro entre povos há qualquer coisa nova que nasce. E entendemos que Cabo Verde é um sinal e que a Cidade Velha é o ponto de partida”, disse.

A Rota do Ouro da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, é também candidata à lista de Patrimônio da Humanidade. A reunião da Unesco que avalia as candidaturas termina na próxima terça-feira.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.