
Seleção feita pela Unesco considerou qualidade e variedade de propostas literárias oferecidas pela capital da Argentina.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, elegeu a cidade de Buenos Aires como a Capital Mundial do Livro 2011. A seleção faz parte dos esforços da agência em promover a literatura.
A capital da Argentina foi escolhida por ter apresentado uma candidatura com projetos variados e de qualidade, além de uma estratégia consolidada na área literária.
Comissão
Todos os anos, um comitê formado por profissionais da indústria editorial, se reúne na sede da Unesco, em Paris e seleciona uma localidade para receber o título.
A comissão é formada pela Associação Internacional dos Editores, pela Federação Internacional dos Livreiros e pela Federação Internacional das Bibliotecas, além de representantes da Unesco.
Beirute
Buenos Aires será a 11ª cidade eleita Capital Mundial do Livro. Neste ano, Beirute segue com o título e em 2010, será a vez de Liubliana, capital da Eslovênia, a promover a literatura.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York.