Brasil tem desafios complexos de direitos humanos, diz ONU

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Presidente do órgão sobre o tema nas Nações Unidas fez a afirmação, em Genebra, durante apresentação do relatório sobre viagem ao país.

O chefe do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Martin Ihoeghian Uhomoibhi, afirmou que o Brasil ainda tem desafios nesta área.

A declaração integra o relatório dele sobre a visita que fez ao país no fim de abril.

Execuções Sumárias

Martin Ihoeghian Uhomoibhi contou que se reuniu com o presidente Lula durante uma viagem a Manaus. Ele também esteve em Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Na capital brasileira, ele se reuniu com representantes da ONG Conectas que chamaram a atenção dele para o problema das execuções sumárias em favelas do país.

Ihoeghian Uhomoibhi relatou sua visita à Favela da Maré, no Rio de Janeiro, para conhecer os projetos da ONG Viva Rio.

Iniciativas do Governo

De acordo com o presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU, ao visitar o Brasil, ele teve a oportunidade de ouvir, falar e aprender sobre as iniciativas do governo e de organizações civis.

Ele também ouviu relatos de vítimas de violações dos direitos humanos e disse que o Brasil tem o que ele chamou de “desafios complexos” na área.

Numa entrevista exclusiva, durante sua visita a Nova York no fim do ano passado, o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, contou à Rádio ONU que o Brasil é transparente sobre os desafios que ainda enfrenta.

“O bom exemplo do Brasil é este de mostrar que nós não temos medo. Nós temos coragem de mostrar os nossos problemas. Toda discussão moderna internacional do próprio presidente Lula, do Ministério da Justiça, do Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania é o de que a violência não vai ser resolvida com operações policiais espetaculares”, afirmou.

Em sua apresentação ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, o presidente do órgão disse que o Brasil está conseguindo avanços na defesa dos direitos humanos, mas segundo ele, os progressos assim como os desafios, ainda devem permanecer no país.

*Com informações  da Rádio ONU em Nova York

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123215 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.