Bloqueio impede reconstrução de Gaza após conflito

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Segundo encarregado humanitário da ONU para os Territórios Palestinos, a passagem de cimento, tijolos e outros materiais ainda não foi autorizada pelo governo de Israel.

As Nações Unidas informaram que o bloqueio de passagens entre Israel e os territórios palestinos está impedindo o processo de reconstrução de Gaza.

A declaração foi dada pelo encarregado humanitário da organização para os Territórios Palestinos, Maxwell Gaylard, durante uma entrevista a jornalistas nesta quinta-feira, em Nova York.

Promessa

Segundo Gaylard, os parceiros da ONU estão prontos para começar os trabalhos assim que as restrições à entrada de material de construção em Gaza forem suspensas.

O encarregado humanitário afirmou que o último conflito entre o movimento islâmico Hamas, que controla Gaza, e o Exército de Israel destruiu 4 mil casas e danificou outras 40 mil.

Apesar da promessa de bilhões de dólares em ajuda, nada pode avançar enquanto durar o bloqueio.

Liberdade

Um relatório do Escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, revela que o fechamento das passagens também está limitando a liberdade de movimento dos palestinos que vivem na Cisjordânia.

No último fim de semana, o maratonista italiano, Max Calderan, teve que interromper um percurso de 540 km após ser barrado por autoridades israelenses.

Max Calderan está participando da “Corrida ao Amor” co-patrocinada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa.

Calderan pretendia passar por Gaza a caminho do Egito para chegar ao Monte Sinai.

Segundo o maratonista italiano, ele teria recebido garantias do Ministério do Esporte israelense para fazer o percurso, mas após ser barrado teve que continuar a viagem de carro.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York*.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]