Bahia lidera a geração de empregos no Nordeste em maio

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Das mais de 9 mil vagas criadas, 2.276 estavam na cidade de Juazeiro. Foi o que divulgou hoje o ministro Carlos Lupi, ao anunciar os números do Caged

 O estado da Bahia gerou 9.060 postos de trabalho formais em maio de 2009, colocando-se em 5º lugar no ranking nacional de geração de empregos formais no período, sendo um dos destaques da Região Nordeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã dessa segunda-feira (22/06/2009) pelo ministro do Trabalho e Empego, Carlos Lupi.

De acordo com o cadastro, o bom resultado decorreu principalmente da expansão nos setores da Agropecuária – com 3.160 novos postos – Serviços – 2.086 novos postos – Indústria de Transformação – 1.870 novos postos – e Comércio, com mais 1.390 postos. Com isso, a Bahia, em termos absolutos e relativos, obteve o melhor desempenho do Nordeste. Nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 1,36% no nível de emprego ou geração de 18.173 postos de trabalho. O estado apresentou a terceira maior geração de emprego da Região Nordeste neste período.

Municípios – Juazeiro foi a cidade baiana com o maior saldo de empregos no mês de maio. Foram 2.276 vagas criadas no período, sendo que 1.746 delas apenas na Indústria da Transformação, uma taxa de crescimento da formalidade de 10,39% no município. A capital Salvador veio logo atrás, com 1.508 postos gerados (+0,30%). Encruzilhada, com 410 vagas criadas, foi responsável pelo maior crescimento em relação à empregabilidade de abril no estado: 36,84%.

Brasil – Foram criados no país 131.557 empregos com carteira assinada no mês de maio, equivalentes a crescimento de 0,41% em relação ao estoque do mês anterior. Esse aumento foi o melhor resultado mensal para o ano de 2009 e representou o quarto mês consecutivo de expansão, confirmando o quadro de recuperação da empregabilidade iniciado em fevereiro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110938 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]