Analistas de mercado aumentam projeção para inflação oficial neste ano

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Brasília – Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) aumentaram a projeção para a inflação oficial neste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente, a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,33% para 4,39%. Para 2010, no entanto, a previsão foi mantida em 4,30%.

O IPCA é o índice escolhido para a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2009 e 2010 em 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O BC é responsável por manter a inflação dentro da meta e usa taxa básica de juros, a Selic, para perseguir esse objetivo. A previsão dos analistas é que a Selic seja reduzida dos atuais 9,25% ao ano para 9% ao ano na reunião de julho do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC e assim permaneça até o final do ano. Para o final de 2010, a projeção para a Selic foi ajustada de 9,15% ao ano para 9,14% ao ano.

A previsão para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 2009 subiu de 1,80% para 1,82%. Para os demais índices, houve redução nas estimativas para este ano. No caso do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a expectativa caiu de 1,46% para 1,41%. No mercado paulista, o Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) deve ficar em 4,27% e não mais em 4,29%. Para 2010, as projeções para os três índices foram mantidas em 4,5%.

A expectativa para os preços administrados foi mantida em 4,30% para este ano e ajustada de 4% para 3,95% para 2010. Os preços administrados referem-se aos valores cobrados por serviços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo e outros).

O boletim Focus é uma publicação do Banco Central que reúne estimativas de analistas sobre os principais indicadores da economia.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109846 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]