Alunas da FTC participam de evento sobre Meio Ambiente em Governador Mangabeira

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A apresentação de trabalhos sobre coleta seletiva e reciclagem de lixo marcou a participação das estudantes Regiane de Oliveira Almeida e Rafaela Santana, do curso de Engenharia Ambiental da FTC Feira, na programação de atividades alusivas ao Meio Ambiente na cidade de Governador Mangabeira. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aconteceu entre os dias 4 e 10 deste mês.

De acordo com Regiane Oliveira, aluna do 6º semestre, o trabalho é uma espécie de alerta sobre o consumo estimulado pelo modismo, que acaba trazendo prejuízos para o ambiente. “É o que chamamos de responsabilidade ambiental”, define a estudante, que durante o evento falou sobre “Pegada Ecológica”, uma forma de calcular a quantidade de terra e água utilizadas de acordo com o consumo de cada pessoa.

No entendimento da estudante, a ação de cada indivíduo é responsável pelo equilíbrio do meio ambiente. É o que pensa também Rafaela Santana, que falou sobre o tema “Reciclando nossas idéias sobre o lixo”, a partir da exibição do filme “A história das coisas”. As apresentações foram realizadas em vários espaços, especialmente escolas, e a programação incluiu também visita ao aterro sanitário do município.

“Nosso objetivo é estimular a reflexão sobre os riscos de redução do tempo de vida útil da natureza”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Governador Mangabeira, Derlan Queiroz, que também é aluno do curso de Engenharia Ambiental da FTC Feira. Ele destacou a participação das colegas no evento, “porque somos agentes diretos dessa transformação de idéias que defendemos”.

Segundo Derlan Queiroz, o trabalho realizado no município tem como suporte quatro pontos elementares da relação do homem com o meio ambiente: repensar a postura individual com relação ao meio ambiente; reduzir as ações que provoquem impacto ambiental; reaproveitar materiais; e reciclar, “que significa tornar novo o que aparentemente não serve mais”, conforme frisa.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108207 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]