Acordo quer cidades mais seguras para mulheres e meninas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Agência da ONU, UN-Habitat, diz que agressões representam 30% dos crimes urbanos; mulheres têm o dobro de chance de serem as vítimas.

O Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, UN-Habitat, e o Fundo de Desenvolvimento da ONU para as Mulheres, Unifem, assinaram um acordo na quarta-feira para acabar com a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

Segundo o UN-Habitat, a violência constitui 30% dos crimes urbanos. As mulheres têm o dobro de chance de serem vítimas de agressões, incluindo violência doméstica.

Estratégias

Com a parceria, o UN-Habitat passa a integrar o recém-lançado “Programa Global de Cidades Seguras Protegidas de Violência contra Mulheres e Meninas” do Unifem, ajudando a promover cidades mais seguras na América Latina.

Um dos destaques da união é o desenvolvimento, teste e aplicação de um novo modelo para cidades seguras, baseado em estratégias e boas práticas comprovadas que podem ser reproduzidas em diferentes cidades do mundo.

Campanhas

As agências da ONU alertaram para a necessidade de mais campanhas para ajudar a mudar atitudes e comportamentos que perpetuam a violência contra mulheres.

Elas também podem incluir medidas práticas que possam ser usadas por autoridades locais para que o meio ambiente físico das cidades também se torne mais seguro.

O pacto também envolve outros aspectos para combater a violência contra mulheres, como boa governança, planejamento urbano, maior poder às mulheres, participação política,

*Com informações da Rádio ONU em Nova York

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107972 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]m.br.