A Revolta da Chibata | Por Carlos Lima

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Fogo amigo, Ausência de poder, Bicho de porco e Aras o papagaio falou o que não devia.

Nós idos de 1910, nas unidades da Marinha brasileira, aconteceu a Revolta da Chibata, os rebelados reivindicavam a aprovação do projeto de anistia em discussão no Congresso; o cumprimento da lei de aumento dos seus vencimentos; a redução da jornada de trabalho e a abolição dos castigos corporais na Marinha.

Alguém já ouviu falar dessa revolta?  2009, passados 99 anos, eis que surge, com ideais opostos, a possibilidade de reviver – para dominar, influenciar, perseguir, destruir e até mesmo corromper – uma nova revolta da Chibata…

Fogo amigo

Aparteando um vereador de oposição, sobre as denúncias contra o ex-prefeito José Ronaldo, o edil situacionista, desde o governo passado disse que o governante deve saber escolher os seus assessores, porque “quem anda com porcos, farelo come”.

Tudo muito normal, para quem se lambuza com o poder. Se fosse um radialista ou jornalista que fizesse a comparação, no mínimo poderia sofrer um “corretivo”.

Ausência de poder

Não se deve menosprezar amigos; não se deve desacreditar companheiros; não se deve mentir, trapacear, enganar, porque o poder é uma obsessão. O respeito a si próprio é o melhor caminho.

Bicho de porco

O vereador Marialvo Barreto (PT) rebatendo as críticas sobre a falta de professores na rede estadual de ensino afirmou que: “tentei falar com o secretário e não consegui, tentei outras vezes e também não consegui. Desisti para não ficar parecendo Bicho do Pé, querendo entrar, entrar, entrar e sendo barrado. Não sou morotó!”

Aras o papagaio falou o que não devia

Serginho, para onde foi mesmo a verba do PAC destinada a Feira de Santana? Os vereadores da situação estão ameaçando levar sua denúncia para o Ministério Público.

Serginho você esqueceu, ou não aprendeu, que na política se encontra vários tipos de adversários, vítimas e otários.

Você vai aprender da maneira mais difícil, que na arte do poder e da política é preciso distinguir lobos de cordeiros, raposas de lebres e gaviões de abutres. Você se enquadra em vítimas ou otários?

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]