Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 05 de junho de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

A crise nas universidades

As quatro universidades estaduais baianas não terão retardamento ou inexecução de parte da programação de despesa prevista na Lei Orçamentária para 2009. A garantia foi dada pelo chefe de Gabinete da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), Aderbal de Castro Meira Filho, durante o debate A Conjuntura Econômica e os Efeitos da Crise nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), realizado na tarde da ultima terça-feira (2), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Diante da crise econômica que resultou na queda da arrecadação, o Governo do Estado vem adotado “uma série de desafios políticos e administrativos”, conforme classificou Aderbal Meira Filho. Estão sendo aplicadas medidas de contingenciamento para alguns setores, inclusive da SEC. “Porém, foi acertado que tais medidas não recairão sobre as universidades estaduais”, disse. Para o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, o debate sobre a crise econômica e as universidades deve ser aprofundado. Apesar do Governo não acenar com contingenciamentos, pondera o reitor, deve-se considerar os diversos questionamentos da comunidade universitária. O debate, promovido pelas entidades de classe dos professores (Adufs), alunos (DCE) e servidores (Sintest) e pela Reitoria da Uefs, contou com a participação do professor doutor Luiz Filgueiras, da Ufba. Ele falou sobre as causas da atual e de outras crises econômicas que abalaram o sistema capitalista no século 20, com abordagens sobre concepções teóricas da Economia. Além da Uefs, são mantidas pelo Governo a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Vitória da Conquista e a Universidade de Santa Cruz (Uesc) em Ilhéus.

Apelo

Ao participar da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, realizada na manhã da quarta-feira passada (03) na Assembleia legislativa do Estado da Bahia, o deputado feirense Fernando Torres fez um vigoroso discurso acerca das mazelas existentes na segurança pública na Bahia. Ao falar para um auditório lotado de deputados, delegados, policiais, investigadores e escrivães concursados, o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, o parlamentar fez um veemente apelo ao governador Jaque Wagner através do secretário de segurança pública César Nunes e do delegado-chefe da polícia civil Joselito Bispo, presentes à audiência para que,” priorize os investimentos na segurança pública, pois, os índices de violência e assassinatos estão crescendo de forma assustadora. Só para se ter uma ídeia da banalização da vida, em Feira de Santana no mês de maio foram assassinados 28 pessoas e de janeiro a maio foram 135 mortes violentas.

Test Life

Hoje  a AlphaVille Urbanismo realiza a primeira edição de seu “Test Life” na Bahia, estado que já possui quatro empreendimentos da marca. Trata-se de uma ação inovadora que visa  promover, de forma charmosa,  uma experiência do estilo AlphaVille de viver . Voltados a clientes e demais convidados, o evento acontece no Litoral Norte, em  clima de festa junina, com direito a um animado Arraial, banda de forró, danças,  pratos típicos e brincadeiras para as crianças.
Líder em desenvolvimento de condomínios horizontais de alto padrão, a AlphaVille Urbanismo está presente, hoje, em 44 cidades de 16 estados brasileiros.

Sessenta anos

Comemorando as seis décadas do primeiro Land Rover no mundo, a diretora de marketing da concessionária Rota Premium, Paula Queiroz, lançou na terça feira, a exposição fotográfica exclusiva que conta a trajetória dessa emblemática marca britânica. Em cartaz até 15 de junho no Trapiche Adelaide, são 13 painéis gigantes que descrevem a evolução dos veículos usados até hoje pela Rainha da Inglaterra, pontuados por fatos marcantes de toda a história recente do Reino Unido: o contexto pós-guerra nos anos 40, a coroação de Elisabeth II, a explosão musical dos Beatles e o casamento da Princesa Diana com o Príncipe Charles são alguns dos registros inesquecíveis captados para a mostra, que é completamente aberta ao público, com entrada gratuita e acesso diário no horário de funcionamento do restaurante.

Christy, cinqüentão

Com concorrido almoço, na residência do prometeur e jovem empresário Fernando Baldo, aconteceu domingo ultimo a festa aniversária de Christy Helmayd, que completava cinqüenta anos de vida e que contou com a presença de muita gente de nossa sociedade.

 

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3033 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]