2009 deve ter a segunda maior colheita de cereais

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Relatório da ONU diz que produção deve alcançar 2,219 milhões de toneladas, quase 3% a menor que em 2008.

 Um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, sugere que 2009 terá a segunda maior colheita consecutiva de cereais.

De acordo com o “Panorama Alimentação”, a produção de grãos chegará a 2,219 milhões de toneladas este ano, apenas 3% a menos que em 2008.

Acesso

Mas o documento também alerta para os altos preços dos alimentos em muitos países em desenvolvimento. A perda de postos de trabalho, salários e outros efeitos da crise financeira mundial, ameaçam o acesso dos pobres à comida.

O relatório da FAO também revela que os preços da maioria das commodities agrícolas caiu em 2009, se comparado à alta de 2008, um indicativo de que os mercados estão, aos poucos, retomando o seu ritmo.

Segundo a agência, a contração da economia e a queda no volume das importações do trigo vão refletir no comércio mundial de cerais, que deverá ter uma pequena queda de 1,3% entre 2009-2010.

Energia

A agência da ONU também expressou preocupação com o enfraquecimento do dólar no mercado mundial e o preço dos produtos de energia, que podem colocar pressão sobre o que se paga pelos alimentos.

A FAO disse que o impacto da crise alimentar e dos combustíveis sobre a África é severo e pode gerar um regresso nos avanços econômicos feitos pelo continente.

A África tem cerca de 80 milhões pequenos agricultores e fornece cerca de 80% da produção agrícola do continente.

 *Com informações da Rádio ONU em Nova York*.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]