Wall Street Journal acusa Comunique-se de plágio

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O que define o plágio no jornalismo?

A revista Veja, na edição do dia 22 de abril, teria publicado matéria muito parecida com reportagem de quase um mês antes do Wall Street Journal, diz oComunique-se. Estrutura e trechos do texto são idênticos, acrescenta o portal.

Procurada pelo Comunique-se, a repórter da Veja, Gabriela Carelli, afasta a ocorrência de plágio. “A gente falou com os pesquisadores, a gente fez a nossa própria apuração. A notícia é a mesma, a pesquisa é a mesma. Podem ter ficado parecidas. Foram três meses fazendo a matéria, ouvi 50 mil fontes”, explicou a jornalista.

Dentre os trechos semelhantes, afirma o Comunique-se, há uma declaração que, segundo a reportagem da Veja, teria sido dada pela pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, Pamela Sankar. A redação do Comunique-se conversou com Sankar. Segundo o portal, ela nega ter sido consultada pela revista brasileira.

Carelli reconhece não ter procurado a pesquisadora, mas justifica que tal procedimento é usual na publicação. “Fulano fala tal coisa, eu não estou dizendo que ele disse a mim. Quando fala para gente, a gente coloca: ‘disse à Veja’. Às vezes a gente pode pegar, isso não é um plágio.”

De acordo com o Comunique-se, a revista ainda comete um erro. No jornal americano, a mesma declaração foi atribuída ao pesquisador da Universidade de Tilburg, na Holanda, Bert-Jaap Koops.

Para o diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais (Apijor), Frederico Ghedini, também consultado pelo Comunique-se, é difícil determinar o que é ou não plágio no jornalismo. “Mas mesmo que você não classifique, dá para saber quando é feito com a intenção de enganar o leitor, de se fazer passar pelo que você não é. Agora, mesmo que não configure crime de direito autoral, é moralmente condenável utilizar qualquer citação sem informar a fonte”, diz o especialista.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]