TV Câmara debate relação do Legislativo com imprensa

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Na próxima terça-feira (05/05/2009), a TV Câmara promove debate, ao vivo, sobre a relação da imprensa com o Poder Legislativo. O Programa Expressão Nacional desta semana contará com as participações do Procurador da Câmara, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) e do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS); do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio; do diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho); e do jornalista Claudio Abramo, Diretor Executivo da ONG Transparência Brasil.

Esta edição do Expressão Nacional terá como tema “Congresso e Imprensa”, com o objetivo de debater a relação entre o Parlamento e os meios de comunicação. Alguns parlamentares acreditam que há uma onda de “denuncismo”, com destaque apenas para problemas e desvios políticos, enquanto os aspectos positivos são deixados de lado. Além disso, consideram que há uma generalização de erros: os deputados e senadores que têm comportamento correto são tratados da mesma forma que aqueles denunciados pela imprensa. Por outro lado, os jornalistas acreditam que estão cumprindo a função de fiscalizar e exigir comportamento ético dos políticos, já que eles assumem cargos públicos e usam verbas públicas, pagas com impostos do cidadão.

É senso comum que os poderes precisam e devem ser mais “transparentes”. Neste programa, pretende-se debater o papel da imprensa; se há incorreções quanto aos aspectos positivos não são citados pelos veículos de comunicação; e o que a Câmara pode fazer neste momento para dar uma resposta à população. Também será abordado o papel da Procuradoria Parlamentar, que tem como função defender os deputados em sua imagem. Segundo o regimento interno da Câmara, “a Procuradoria Parlamentar tem como finalidade defender a Câmara dos Deputados, seus órgãos e seus integrantes no exercício do mandato ou de suas funções institucionais, quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade”.

A maioria dos processos em andamento envolve parlamentares e imprensa. Tendo em vista a repercussão que tais fatos geram, o novo Procurador, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), defende um relacionamento maduro e respeitoso entre as partes, para evitar animosidade, com respeito à atividade parlamentar e ao trabalho da imprensa. O programa também irá debater se há necessidade de mudança na Lei de Imprensa.

O programa – O Programa Expressão Nacional promove o debate, ao vivo, com participação popular, sobre os principais temas em discussão na agenda do Congresso Nacional. É uma oportunidade para que os deputados, a sociedade civil organizada e o Poder Executivo debatam soluções para problemas enfrentados pelo do País. A população pode participar com perguntas pelo telefone 0800-619619 (ligação gratuita) ou ainda pelo e-mail expressaonacional@camara.gov.br O programa – ao vivo – é veiculadó toda terça-feira, às 21h30.

Como sintonizar – A TV Câmara pode ser sintonizada via UHF, por parabólica (digital, canal 01AE ou analógica, canal 01A2), ou ainda por canal fechado (cabo). Em caso de dúvida, os interessados podem contatar a TV Câmara pelo telefone (61) 3216-1626 ou pelo site http://www2.camara.gov.br/tv

Sérviço:

As perguntas são respondidas ao vivo. Envie perguntas para 0800-619619 (ligação gratuita) ou para o e-mail expressaonacional@camara.gov.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.