Tempos de Arte Literária abre inscrições

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Começam na próxima segunda-feira (11/07/2009) as inscrições de trabalhos para o Programa Tempos de Arte Literária (TAL), que visa introduzir no currículo escolar da educação básica a produção literária. A ideia é que, por meio do programa, não se forme apenas leitores das obras clássicas dos distintos movimentos de literatura passados e contemporâneos, mas produtores dessas obras, nos mais variados gêneros, da prosa à poesia, passando pelos contos, sonetos, cartas e, até mesmo, novelas ou romances. As inscrições seguem até dia 22.

“Queremos que os estudantes sejam pequenos autores, produtores da ordem cultural principalmente”, enfatiza a coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação (SEC), Nide Nobre. O TAL terá funcionamento similar ao Festival Anual da Canção Estudantil (Face), e será realizado em paralelo ao festival, que entra em sua segunda edição. Antes mesmo do início das inscrições de trabalhos, a mobilização já vem sendo realizada. Foram capacitados 150 professores de Língua Portuguesa e Artes que serão multiplicadores e fomentadores da ação literária nas escolas da rede pública estadual.

Em parceria com o Grupo de Estudos em Educação e Linguagem (Geling), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi realizada a formação desses professores para as metas apresentadas pelo TAL. Uma delas é contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ética e artística) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social, além de construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares. Outro foco é estimular o gosto pela literatura e leitura, a arte de ler e de interpretar, respeitando a diferenciação de gêneros e estilos das diversas escolas literárias.

Os trabalhos serão apresentados a partir do dia 11 de maio, em forma de saraus, no melhor estilo dos círculos de poetas, contistas, ensaístas e romancistas. Das seleções escolares, serão formados os saraus regionais, dos quais também virão os candidatos para o grande sarau estadual.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111049 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]