Sessão discute maior participação da sociedade nos debates da AL

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A criação de uma Comissão Legislativa de Participação Popular foi tema de uma sessão especial realizada, na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa e que teve como ponto alto a participação do ex-governador, ex-senador e ex-ministro Waldir Pires. O evento foi proposto pelo deputado Zé Neto (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e de Álvaro Gomes (PC do B), autor do projeto que cria a Comissão de Participação Popular, ainda em tramitação na AL. A sessão especial contou ainda com as presenças de dezenas de representantes de entidades da sociedade civil, além dos deputados estaduais.

Para Waldir Pires, viabilizar uma maior participação popular no Poder Legislativo é um fator decisivo para consolidação da democracia. “Precisamos derrubar os muros que ainda existem na sociedade, que ainda é muito diferenciada e carregada de exclusões sociais. E essa comissão pode fazer com que a Assembleia Legislativa seja mais um instrumento dessa mobilização”, acredita o ex-governador baiano, cujo discurso foi aplaudido de pé pelos presentes no plenário da AL.

Na avaliação de Waldir, não se faz democracia apenas “com mecanismos formais e entidades que se fecham”. Disse ele: “A democracia precisa ser capaz de realizar o fundamental: garantir o bem-estar da população, cuidar das pessoas de forma indistinta e construir uma sociedade que inclua todo mundo, com todas as diferenças que possam existir”. Ele lembrou ainda que a democracia não é um conceito acadêmico. “A democracia é a solução para a sociedade contemporânea. Não há outra”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]