Reunião debate reciclagem de navios

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Especialistas querem minimizar danos ecológicos causados por embarcações velhas; operaçãoes podem beneficiar países pobres, diz ONU.

Termina nesta sexta-feira em Hong Kong uma reunião da ONU para discutir novas regras de reciclagem de navios e outras embarcações.

Segundo especialistas, as novas medidas passarão a ser obrigatórias em todo o mundo. O encontro é coordenado pela Organização Marítima Mundial com sede em Londres.

Vida Útil

Leia o boletim de Marcelo Torres da Rádio ONU em Londres.

“Delegados de 66 países participam das discussões. Eles tentam encontrar uma fórmula para que os navios não se tornem um problema ambiental quando chegarem ao fim da vida útil.

Mas durante os encontros será mostrado, também, que o mercado da reciclagem pode oferecer oportunidades econômicas para regiões pobres do planeta.

Peças de navios podem ser reaproveitadas na construção civil e, em alguns casos, até mesmo em escolas e hospitais.

Questões Ambientais

O secretário-geral da Organização Marítima Internacional, Efthimios Mitropoulos, elogiou os países da Ásia, segundo ele uma região que tem papel de liderança na construção, manutenção e reciclagem de embarcações.

Mitropoulos disse esperar que a convenção a ser adotada consiga atender às expectativas da indústria do transporte marítimo, que precisa se renovar, mas sem deixar de lado questões ambientais e de segurança.”

A reunião da Organização Marítima Internacional teve apoio do governo da China e do Departamento Marítimo de Hong Kong.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111137 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]