Projetos brasileiros ganham prêmio ambiental

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Prêmio Semente é concedido a parcerias entre ONGs, comunidades locais e governos; edição deste ano saiu para 19 países e mais de 80 organizações.

Três projetos de sustentabilidade do Brasil venceram o Prêmio Semente 2009, anunciado na segunda-feira na sede das Nações Unidas, em Nova York.

O prêmio é concedido pela ONU a ideias originais de desenvolvimento sustentável. A iniciativa é coordenada pela agência de Meio Ambiente das Nações Unidas, Pnuma, e o Programa de Desenvolvimento, Pnud.

Peixes

O escolhidos do Brasil foram: “Programa um Milhão de Cisternas”, que prevê a construção de tanques domésticos para a coleta da água da chuva nas regiões semi-áridas; “O Uso Sustentável de Sementes Amazônicas”, que visa a geração de renda através da produção de óleos feitos com sementes; e o “Projeto Piabas do Rio Negro”, que tenta promover a pesca comercial e ecologicamente sustentável de peixes ornamentais.

É a terceira vez que iniciativas brasileiras são contempladas pelo prêmio. Em 2007, o Semente saiu para o “Projeto Bagagem”. Já no ano passado, o vencedor foi o “Pintadas Solar”, um projeto aplicado no município de Pintadas, na Bahia, que se beneficia de tecnologias da irrigação para se adaptar às mudanças climáticas.

Projeto

Uma das representantes da ONG que coordena a iniciativa, Thais Corral, contou à Rádio ONU, em Nova York, como o prêmio ajudou a promover o projeto.

“Nós estamos, através do prêmio, recebendo suporte técnico de todas essas articulações para a escala do projeto, pois ele é uma semente, mas que demonstra qualidades e possibilidades de ganhar escala”, explicou.

Thais Corral que está em Nova York para participar da 17ª Comissão de Desenvolvimento Sustentável disse que a proposta pode ser levada a zonas áridas do nordeste brasileiro.

“Um projeto que tem essas características, que traz tecnologia, parcerias, microcrédito e possibilidade de comercialização é muito importante para a região. Nós esperamos que ele possa se expandir por outros municípios da Bahia primeiro, e depois nos outros estados do nordeste”, diz ela.

Outros países que receberam o Prêmio Semente foram África do Sul, Bangladesh, Colômbia, Moçambique,  entre outros.

*Com informação da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111141 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]