Presidente da Bahiagás anuncia investimentos em Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Em visita à cidade nesta sexta (08/05), o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, acompanhará as obras de restauração da Catedral Metropolitana, projeto patrocinado pela companhia.
Em visita à cidade nesta sexta (08/05), o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, acompanhará as obras de restauração da Catedral Metropolitana, projeto patrocinado pela companhia.

Como segunda maior cidade da Bahia, possuidora de pólo industrial consolidado e em expansão, Feira de Santana, conhecida como a Princesa do Sertão, está entre as regiões prioritárias de crescimento da Bahiagás – Companhia de Gás da Bahia. Nesta sexta-feira (08/05/2009), o diretor-presidente da companhia, Davidson Magalhães, em visita ao município, anuncia para a imprensa os investimentos da empresa na região até 2012. Na ocasião, Magalhães visitará as empresas Borrachas Vipal e Nestlé, consumidoras do gás natural canalizado, e acompanhará as obras de restauração da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, projeto patrocinado pela companhia por meio do programa do Governo do Estado Fazcultura. O encontro será realizado na própria Catedral às 10h30.

De acordo com Davidson Magalhães, a companhia prevê investimentos para a região de cerca de R$ 10 milhões até 2012. Esses investimentos compreendem expansão da rede de gasodutos para atendimento aos segmentos comercial e automotivo da região, incluindo bases de compressão para distribuição de GNC – gás natural comprimido. “Além da indústria, com diversos clientes consumindo gás natural, o segmento automotivo também cresce de forma acelerada na região, viabilizando a expansão da rede interna e o atendimento do entorno da cidade com gás natural comprimido transportado através de carretas-feixes”, explica o presidente da Bahiagás.

Catedral Metropolitana de Sant’Ana Localizada na Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, no centro de Feira de Santana, a Catedral Metropolitana de Sant’Ana, monumento histórico e representativo da cidade, teve o seu projeto de restauração selecionado  no edital de apoio da Bahiagás às áreas esportiva, social e cultural em 2008. “Além de ser um patrimônio arquitetônico e cultural de Feira de Santana, a obra  é importante na medida em que beneficia diretamente a comunidade feirense”, diz a gerente de Comunicação da Bahiagás, Sônia Haas.

O projeto prevê a recuperação do telhado, já danificado pela ação do tempo, de paredes, portas, janelas e bancos, substituição do atual piso e das escadas de madeira, restauração dos altares e imagens, além da pintura interna e externa. A última reforma na Catedral foi realizada há mais de 30 anos, em 1975. O valor do patrocínio é de R$ 150 mil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Fazcultura).

O prédio da Catedral confunde-se com a história da própria cidade de Feira de Santana, uma vez que o município se originou na fazenda onde estava situada a capela. Construída no século XVIII, ela é parte integrante do acervo arquitetônico e paisagístico de Feira, além de guardar parte da história sócio-econômico-política da região.

Comerciantes da Bahia e até de outros estados se reuniam em frente à igreja para orar e fazer negócios. Em 1859, recebeu a visita do imperador D. Pedro II. Atualmente, é sede matriz metropolitana, o que a torna referência para outras igrejas de toda região. Em julho, a paróquia é responsável pela festa de Sant’Ana, padroeira do município, uma das mais tradicionais de Feira.

Sobre a Bahiagás

A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, é uma empresa de economia mista, vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura. Tem como acionistas o Estado da Bahia, a Petrobras e a Mitsui Gás e Energia.

O gás natural representa 14,5% da matriz energética da Bahia, conforme dados do Balanço Energético do Estado (2008), sendo utilizado nos seguintes segmentos: industrial, automotivo, comercial, residencial e co-geração de energia. Com distribuição e comercialização em Salvador, Feira de Santana e mais 15 municípios, a Bahiagás passou em 2008 a distribuir gás natural, via Gás Natural Comprimido (GNC),  para mais quatro cidades, Santo Antônio de Jesus, Valença, Vera Cruz e Itaberaba.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]