Povo negro ganha a luta contra anemia falciforme | Por Oldack Miranda

Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.
Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.

Foi uma dura caminhada. Li nos jornais que o Sistema Único de Saúde (SUS) finalmente passa a oferecer em todo o país a identificação da anemia falciforme no teste do pezinho. A Bahia é pioneira, pois oferece o teste desde 2001. É que a Bahia é o Estado com maior incidência de anemia falciforme que ocorre na população negra. Aqui, de cada 650 crianças, uma nasce com anemia falciforme.

Quando o hoje deputado federal Emiliano José (PTBA) era deputado estadual, apoiado pela Associação Baiana de Combate à Anemia Falciforme, ele chegou a propor um Plano Estadual de Combate à Anemia Falciforme, não aprovado pela maioria do PFL que mandava na Bahia. E isso com base no relator da matéria, do PFL, que era médico, um tal João de Deus. Nunca fiquei tão chocado com a política baiana. Acho que era João do Diabo.

O tempo passou e o Governo Lula foi impondo ações do Plano Nacional de Combate à Anemia Falciforme. Lembro- me de que prefeitos do PT logo aderiram ao projeto de dar uma resposta. Neste 13 de maio, o Ministério da Saúde lançou o projeto Saúde da População Negra. Com destaque para a universalização do teste. Atualmente, apenas 13 estados oferecem o teste do pezinho com identificação da doença hereditária.

A anemia falciforme é uma alteração genética que muda a configuração das hemácias, que adquirem forma de foice e perdem a eficiência de oxigenação. Apenas com uma gota de sangue a mais é possível identificar a doença. No Brasil, nascem 3.500 crianças, por ano, com anemia falciforme. Se não tiverem tratamento adequado pelo menos 25% delas não chegam aos 5 anos.

O programa de saúde da população negra é uma vitória do povo negro da Bahia.

*Por Oldack de Miranda é jornalista, escritor (foi co-autor do livro biográfico Lamarca, Capitão da Guerrilha), é Assessor de Comunicação e Ouvidor Especializado do DESENBAHIA – Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115013 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.