Pesquisadores apresentam propostas para área de Biotecnologia do Parque Tecnológico

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Cinco projetos na área de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia para o Parque Tecnológico foram apresentados hoje (27/07/2009), em uma reunião na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O encontro faz parte da articulação das redes temáticas do TecnoBahia, empreendimento em processo de implantação na Avenida Paralela, em Salvador.

São propostas de centros de pesquisa e universidades como Fiocruz, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Hospital São Rafael e a Secretaria de Saúde da Bahia. O setor de desenvolvimento de fármacos e os levantamentos para descoberta de novos marcadores e moléculas para diversas aplicações estão em boa parte das sugestões de conteúdo para o TecnoBahia.

Outra linha que poderá ser desenvolvida no Parque Tecnológico é a de pesquisas com plantas do Semi-Árido, já que os cientistas acreditam que elas tenham potencial para o desenvolvimento de produtos que apliquem conhecimentos da biotecnologia. Os projetos contemplam ainda pesquisas sobre doenças negligenciadas ou degenerativas.

A cooperação científica e a formação de novos pesquisadores que trabalhem com ciência aplicada estão entre os maiores desafios para desenvolver setores que dependem de inovação tecnológica. As propostas dos centros de pesquisa englobam o investimento na formação de mão-de-obra capacitada.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108689 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]