ONU pede moratória temporária para países pobres

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Agência sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, disse que medida ajudará a aliviar situação de nações afetadas por crise econômica mundial.

As Nações Unidas pediram uma moratória temporária da dívida de alguns países pobres por causa da crise financeira internacional.

A declaração foi feita pelo secretário-geral da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, Supachai Panitchpakdi, durante um encontro de alto nível em Nova York, no início da semana.

Sinais de Recuperação

A reunião contou com participantes do Banco Mundial, da Organização Mundial do Comércio, OMC, e do FMI.

Para ele, a crise não deve melhorar apesar dos sinais de recuperação em países desenvolvidos.

Panitchpakdi acredita que um perdão temporário da dívida poderia aliviar a situação de muitos.

Migrantes

A Unctad informou que por causa da recessão global, os países em desenvolvimento levarão mais tempo para se recuperar.

Um dos motivos é a queda no número de investimentos diretos e também no envio de remessas de migrantes afetados pela crise nos países desenvolvidos.

O chefe da Unctad recomendou que as linhas de crédito extras do Fundo Monetário Internacional devem ser usadas para estimular a economia de países pobres.

A agência da ONU espera uma queda financeira de US$ 2 trilhões, o equivalente a quase R$ 4,5 trilhões, no mundo em desenvolvimento.

*Com informação da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115110 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.