ONU debate situação de sem-teto na Europa

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Recomendações serão levadas ao Comitê de Habitação e Gestão de Terra, marcado para setembro em Genebra. No Brasil, um projeto já tirou centenas de moradores de rua de Salvador.

A Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, Unece, e o governo da Noruega concluíram, na semana passada, um workshop para discutir a situação dos moradores de rua no continente.

No evento, realizado em Oslo, capital da Noruega, especialistas recomendaram a criação de medidas preventivas para reduzir o número de pessoas que são obrigadas a morar nas ruas pela primeira vez.

Aurora da Rua

O evento também discutiu como reintegrar os sem-teto à sociedade.

De acordo com as Nações Unidas, milhares de pessoas estão vivendo nas ruas nos países escandinavos. Já no oeste do continente, Itália e Grã-Bretanha concentram dezenas de milhares de sem-teto.

A Comissão Econômica da ONU para a Europa informou que milhões de pessoas estão na mesma situação na Rússia, na Europa Oriental, no Cáucaso e na Ásia Central.

Em muitos países europeus, moradores de rua vendem revistas para gerar uma pequena renda. A exemplo da revista britânica “Big Issue”, vendida pelos sem-teto nas ruas de Londres, o missionário francês Henrique da Trindade lançou a ideia em Salvador, e diz já ter tirado centenas de pessoas da rua com o jornal “Aurora da Rua”.

Autoestima

Ele disse à Rádio ONU, de Salvador, que muitos sem-teto recuperaram a autoestima e retornaram à casa.

“Já foram 58 formados e treinados pela equipe do jornal, que vendem os jornais pelas ruas de Salvador. Desses 58, vários puderam voltar para a casa de cabeça erguida, como profissional, ou então puderam viajar, ou encontraram outros trabalhos. Alguns voltaram para as ruas depois de uma experiência, mas é uma minoria, apenas cinco ou seis que não conseguiram se manter como vendedores do jornal. Hoje, temos aproximadamente 22 ou 23 vendedores que efetivamente vendem o jornal. Os outros já estão num passo mais adiante, com outro trabalho, ou voltaram para a família”, disse.

Soluções para Pobreza

O Aurora da Rua é reconhecido pela Rede Internacional de Jornais de Rua, Insp, um programa global que oferece soluções para a pobreza no mundo.

Outras duas publicações brasileiras são citadas pelo programa: OCAS, de São Paulo, e Boca de Rua, de Porto Alegre. O Insp engloba, ao todo, 101 jornais de ruas de 37 países.

Para o missionário Henrique da Trindade, o jornal dá voz a quem não tem.

Voz

“O jornal é muito mais do que simplesmente alguma coisa que se vende. Tudo é elaborado seriamente, como gostamos de dizer, é a face e a voz daqueles que são invisíveis da sociedade e que ninguém escuta”, afirma.

As medidas sugeridas durante o workshop da ONU na Noruega serão discutidas no Comitê de Habitação e Gestão de Terra, que acontece em setembro em Genebra, na Suíça.

*Com informação da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110961 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]