MST ocupa Fazenda Cruzeiro do Mocó. A propriedade pertence ao Governo da Bahia

MST ocupa Fazenda Cruzeiro do Mocó.
MST ocupa Fazenda Cruzeiro do Mocó.
MST ocupa Fazenda Cruzeiro do Mocó.
MST ocupa Fazenda Cruzeiro do Mocó.

Cerca de 250 famílias de trabalhadores rurais sem terra ocuparam a Fazenda Cruzeiro do Mocó, em Feira de Santana, na madrugada deste sábado, dia 16 de Maio. Há expectativas de que a ocupação chegue a 1.000 famílias ainda nesta semana. A fazenda, de propriedade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, tem cerca de 1400 hectares de terra e seria destinada a experimentos com pastagem animal.

“Esta área está praticamente inativa, com poucos animais, casas abandonadas e cercas quebradas, ocupando uma grande quantidade de terras e gerando um alto custo para o Estado. Reivindicamos a criação de um assentamento com mil famílias. O Governo da Bahia, que tem se pronunciado a favor da Reforma Agrária, dispõe de terras devolutas e áreas que estão sem uso, e há várias propriedades na região passíveis de serem desapropriadas” afirmou Weldes Queiroz, da Direção Estadual do MST.

Os trabalhadores iniciaram a limpeza da área e a construção dos barracos de lona, em regime de mutirão. Esta é a primeira ocupação do Movimento Sem Terra em Feira de Santana, e contou com a participação de cerca de 30 bairros e comunidades periféricas do município. Uma das maiores cidades do estado da Bahia, Feira “não tem emprego para a maioria de seus habitantes. A maior parte da população pobre é de origem rural, e os que nasceram na cidade são filhos ou netos de camponeses. Esta é a oportunidade de voltar ao campo para trabalhar na agricultura e viver com dignidade”, afirma Weldes.

Estima-se que a Agricultura Familiar, voltada para a subsistência e produção de alimentos, gere cerca de dez vezes mais emprego do que o agronegócio, baseado no latifúndio, que produz em monocultura para a exportação. A Bahia é o estado brasileiro com o maior número de famílias acampadas, cerca de 25.000. Em 2009, já ocorreram cerca de 55 ocupações em todo o estado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]