Mostra fotográfica retrata a população e o cotidiano de Canudos

Evandro Teixeira em Canudos.

Evandro Teixeira em Canudos.

Fotografia de Canudos, por Evandro Teixeira.

Fotografia de Canudos, por Evandro Teixeira.

Uma mostra fotográfica composta por 43 imagens revela a população e o cotidiano da cidade de Canudos pelo olhar de Evandro Teixeira, considerado um “mago da instantaneidade” e um dos profissionais com uma das mais sólidas carreiras do fotojornalismo brasileiro.

Promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a exposição Canudos 100 Anos pode ser conferida a partir da próxima sexta-feira, dia 22 de maio de 2009, às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, norte da Bahia. Na ocasião da abertura da mostra, o fotógrafo realizará uma palestra, na qual vai comentar e detalhar as imagens captadas que revelam a realidade dos sertanejos nordestinos.

Exposto pela primeira vez no interior da Bahia, o trabalho estará à disposição do público até o dia 22 de junho de 2009.

Evandro Teixeira trabalha no Jornal do Brasil, cobrindo os principais episódios políticos, sociais e esportivos do país e do mundo. Suas fotos compõem acervo de museus do Brasil e do exterior. É autor da famosa fotografia que retrata a Passeata dos 100 mil, de 1968, a qual tornou-se símbolo dos movimentos populares contra a ditadura militar. À época, alguns de seus registros da ditadura brasileira, feitos entre 1964 e 1968, foram censurados por militares.

O currículo de Evandro Teixeira está na Enciclopédia Internacional de Fotógrafos, que registra os maiores nomes da fotografia no período de 1839 até os dias atuais. Em 2008, Evandro participou, na Galeria da Leica, em Nova lorque, de uma mostra coletiva dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Sebastião Salgado (os únicos brasileiros da mostra), Henri Cartier Bresson, Robert Capa e Marc Ribaud. Mais informações no site www.uneb.br .

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Mostra fotográfica retrata a população e o cotidiano de Canudos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*