Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de maio de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Em solenidade realizada no salão nobre do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, terça feira ultima (19/05/2009), na presença de autoridades e convidados, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana  através do Departamento de Àreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, foi agraciada com o prêmio “Diploma e Medalha de Destaque Nacional”, outorga entregue a municípios modelo na Preservação do Meio Ambiente, Áreas Verdes e Unidades de Conservação que melhor desenvolve pratica ambiental no país. A láurea foi recebida pelo secretário de Serviços Públicos Luis Araujo, que representou o prefeito Tarcizio Pimenta, diante de autoridades como os senadores Eduardo Azeredo e Mão Santa além do professor Dorival Brundi. A iniciativa foi do Grupo de Pesquisa de Campo da área de Comunicação Social, vinculado ao  Instituto Ambiental Biosfera, com chancelas  das Universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro, Ministério das Cidades, Meio Ambiente e Integração Social.

Conferencia sobre segurança

Como  foco maior do debate a violência urbana,  aconteceu  segunda-feira (25), às 14:00, no Auditório Central da UEFS, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. Após a solenidade de abertura, os participantes se dividiram na discussão dos eixos temáticos, um total de sete, que perfazem os vários segmentos: 1) Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalismo; 2) Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança; 3) Valorização Profissional e Otimização das condições de Trabalho; 4) Repressão Qualificada da Criminalidade; 5) Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Paz; 6) Diretrizes para o Sistema Penitenciário e 7) Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes. Cada um dos temas foi previamente discutido em conferências livres que tiveram a participação de vários setores da comunidade.   Esta é a primeira vez que o Estado se mobiliza em torno do assunto e em âmbito nacional. “Entre os direitos sociais previstos na Constituição, a segurança pública é o único que ainda não possui um sistema de participação consolidado. Esse será um marco na história do Brasil, no esforço de construir um novo modelo de segurança pública”, defende Clóvis Nunes, coordenador do evento e fundador do Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência – MovPaz.

Na terrinha

Procedente da Alemanha, onde reside, está chegando  à Salvador no próximo dia 03 de junho no fim da tarde, a jornalista Cristina Costa, onde ficará por alguns dias, inclusive quando vai comemorar o seu aniversario durante um encontro festivo levado a forró na casa  de praia de Guarajuba do jornalista Raimundo Lima.  Depois dos festejos,  Cristina  Costa vai ao o Rio rever familiares e retorna em seguida às plagas alemãs.

Deus faz…

A cantora Andrea Fontes  surpreende com o seu novo disco, Deus faz e Acontece, lançado pela MK Music e que já vem fazendo sucesso nas rádios e nas casas de disco. O repertório está eclético, com músicas de adoração, de “reteté” (termo usado para definir as canções animadas, os forrós de “fogo” da galera pentecostal), de histórias em forma de música, característica inconfundível da cantora que até virou uma marca, o estilo Andrea Fontes, após os emplacadíssimos sucessos “Batismo no Ônibus” e “Benedita e o Colírio”.  Deus Faz e Acontece tem a produção dos maestros Merewilton Lages e Tuca Nascimento.

Expo internacional

Desde segunda feira, a artista plástica Bena Loyola se encontra expondo seus trabalhos na III Mostra Brasileira, que está sendo realizada em Roma, , na sala de exposição Matisse da tradicional Universidade Católica de Roma. Embora cearense, porém radicada em Feira de Santana há muitos anos, a artista plástica é uma das  mais expressivas  do interior baiano e agora está varando o cenário internacional com sucesso, graças seus belíssimos trabalhos.

Datas

Esteve em data aniversária o pecuarista Jaime Cerqueira da Cunha que festejou o evento em família ao lado de sua esposa , filhos e netos…O final de semana  (29),  será a vez da estilista Geni Reuter comemorar  idade nova e vai fazê-la ao lado de seu marido Reginaldo Caribé e Araujo e filhas.

Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]