Mantega diz que Brasil precisa de juros menores

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou hoje (22/05/2009) que o Brasil precisa de juros menores e que tanto bancos públicos quanto privados precisam diminuir o spread – diferença entre os juros pagos na captação de recursos pelas instituições financeiras e as taxas cobradas para concessão de empréstimos.

Mantega participou do seminário internacional O Brasil e a Crise Ecnômica Mundial, promovido pela revista Carta Capital, em São Paulo. O ministro disse que o país está no caminho certo, mas ainda há trabalho a fazer: “Falta crédito e os spreads estão muito altos. Precisamos reduzir fortemente os spreads de bancos públicos e privados”.

Sobre a redução de juros, o ministro disse que “o Banco Central está sinalizando a queda de juros”. Mantega observou que a crise financeira internacional será mais “curta” no Brasil do que em outros países.

Segundo ele, o país conseguirá abreviar os efeitos da crise em sua economia porque não sofreu tanto com ela. “Nosso mercado interno não encolheu, o nível de emprego não caiu”, disse o ministro.

Para Mantega, países emergentes, como o Brasil, vão “sair do vermelho” e começar a crescer em 2010. Ele acredita que a reação brasileira levará a um crescimento de até 5% no próximo ano. “No final do ano [2009], começo de 2010, já teremos um crescimento positivo e acho que poderemos alcançar um crescimento de 4% a 5%”, afirmou.

O ministro acredita que, assim que o crescimento retomar o ritmo anterior ao da crise, setores que privilegiem o mercado interno serão os mais beneficiados. Para ele, o país será o “endereço de novos investimentos estrangeiros”. “A confiança no Brasil aumenta a cada dia”, ressaltou.

Mantega ressaltou também a importância do papel indutor do governo de aumentar o investimento e estimular a economia com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O estado também está empenhado em aumentar o nível de investimentos.”

*&Com informação da Agência Brasil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]