Lula lança na Bahia a 3a edição do Festival Mundial de Artes Negras

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Como parte das celebrações pelo Dia da Libertação da África, celebrado em 25 de maio de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, lançaram anteontem, no Teatro Castro Alves, a terceira edição do Festival Mundial das Artes Negras (Fesman). O evento, bastante concorrido, contou com a presença do governador Jaques Wagner, do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PSDB), entre outras autoridades.

Com o tema Renascença dos Países Africanos, o Fesman evidenciará a união das políticas nacionais e a integração com as culturas dos países da região. O festival acontecerá entre 1o e 14 de dezembro, em Dakar, capital senegalesa. Por ser o segundo país com a maior população negra do mundo, o Brasil será o grande homenageado do evento. Mais de 80 nações devem participar do festival.

O evento da última segunda-feira contou com apresentações de Carlinhos Brown, Lazzo, Gilberto Gil e Margareth Menezes. Na oportunidade, a capoeira foi homenageada com o lançamento de um selo que reproduz a obra Vadiação, da série Jogo de Capoeira, do artista Carybé (1911-1997). A imagem mostra uma típica roda de capoeira e suas figuras tradicionais, que são os jogadores e os instrumentistas em ação, apreciados pelo povo em descontração e simplicidade. A tiragem é de 10,2 milhões de selos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]