Josilton Tonm expõe Relevos e Esculturas no Centro de Cultura Amélio Amorim

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Numa realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e Associação dos Arquitetos de Feira de Santana, será aberta nesta quinta-feira (21/05/2009), na galeria do Centro de Cultura Amélio Amorim, a exposição “A Casa – Relevos e Esculturas”, do artista plástico Josilton Tonm. A temporada vai até 21 de junho.

De temperamento irrequieto, mistura de artesão e artista, mecânico e filósofo, a sua produção plástica começou com as talhas de madeira e foi se desenvolvendo tridimensionalmente, até chegar à escultura com os mais variados materiais, afirma o professor da Uefs, Francisco Antônio Zorzo. De acordo com o professor, “as talhas foram, originalmente, a escavação arqueológica de um mundo próprio de figuras líricas: peixes, flores, blocos mágicos, pássaros e bolas. Das pequenas talhas para as portas lavradas e grandes painéis foi um pulo”.

Na nova fase do artista, ocorrida após os anos 1980, ele sentiu que era a hora de alterar o conjunto de objetos fabricados. Furar, pendurar, encaixar, encaixotar, vazar e fragmentar são algumas das operações a que Tonm se dedicou a partir de então. Assim, nasceram peças curiosas, como cabeças e máscaras de madeira ou de pedra, dorsos rombudos ou protótipos de máquinas de turbinar a natureza.

A crítica de arte Matilde Matos entende que Josilton Tonm enaltece
seu trabalho sem recorrer a qualquer artifício. Ele trabalha as pedras
e madeiras que a nossa natureza pródiga tem em profusão: peroba, maçaranduba, pau brasil, canela, sucupira, pau d’arco, louro, bem como
o mármore de Itapebi, granitos, quartos e pedra sabão.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108621 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]