Interior da Bahia recebe novos Centros Digitais de Cidadania

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os municípios de Riachão do Jacuípe, Lafaiete Coutinho e Jucuruçú recebem hoje e amanhã (dias 15 e 16) novos Centros Digitais de Cidadania (CDCs), através do programa Cidadania Digital, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Cada CDC possui 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à internet banda larga, um servidor e impressora. O objetivo é promover a inclusão sociodigital da população, ampliando o acesso à informação e serviços públicos.

O Cidadania Digital é hoje o maior programa estadual de inclusão sociodigital do Brasil, com cerca de 700 CDCs já implantados em mais de 400 municípios. “Vamos passar de mil Centros Digitais de Cidadania ainda este ano e chegar a todos os 416 municípios baianos”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira. A ampliação do programa está em curso e dezenas de municípios estão sendo contemplados. Os próximos serão Cachoeira, Muritiba, Conceição do Almeida, Ibirapitanga, Coaracir, Itapetinga, Maiquiniqui, Canavieiras, Almadina, Ibicuí, Itororó, Firmino Alves, Itambé, Lage, Itambé e Caatiba, todos estes ainda neste mês de maio.

Público – Todo cidadão pode utilizar os Centros Digitais de Cidadania do Programa de Inclusão Sociodigital da Bahia. Para isso, basta ir até uma unidade e se cadastrar no programa. Crianças menores de 10 anos também podem acessar os equipamentos, desde que devidamente acompanhadas por um responsável. Jovens com idade entre 10 e 18 anos devem ser cadastrados pelos pais ou responsáveis. Cada usuário pode utilizar o computador até 30 minutos. O tempo pode ser superior quando não houver fila de espera.

O principal público beneficiado pelo Programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do Programa têm renda familiar de até dois salários mínimos, o que confirma seu impacto social. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública. “O trabalho realizado nos CDCs potencializa a capacidade criativa dos usuários, contribui para a realização das atividades escolares, ajudando a melhorar o aprendizado dos estudantes e favorece a difusão do conhecimento, através da realização de cursos e oficinas”, explica a coordenadora geral do Cidadania Digital, Rúbia Carvalho.

Parcerias – Os Centros Digitais de Cidadania do Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia são implantados em parceria com instituições públicas ou da sociedade civil organizada. A implantação dos CDCs é de responsabilidade da Secti, através de recursos próprios, do Ministério da Ciência e Tecnologia, emendas parlamentares e do Fundo de Combate à Pobreza do Estado da Bahia, entre outras fontes.

Localização dos CDCs

Riachão do Jacuípe – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Barreiros (Praça João Martins da Silva, s/n.

Riachão do Jacuípe – Praça João manoel, s/n (Povoado de Chapada)

Riachão do Jacuípe – Sidicato Rural dos Trabalhadores (Rua Camilo Calazan, s/n)

Jucuruçú – Rua Ramiro Rocha, s/n

Jucuruçú – Grupo Escolar José Gomes de Almeida (Povoado do Coqueiro)

Lafaiete Coutinho – Praça Ariston Pereira (Centro)

Ipirá – Rua Professor Anísio José da Silva, S/Nº (Povoado São Roque)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110968 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]