Gazeta Mercantil poderá fechar na próxima semana devido ao excesso de dívidas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O quase centenário jornal de economia e negócios Gazeta Mercantil poderá deixar de circular a partir da próxima semana devido a dívidas e encargos trabalhistas, informa a Folha Online. Em comunicado publicado na última segunda-feira (25/05/2009), a Editora JB S.A., que atualmente controla a Gazeta, afirmou que “a partir de 1º de junho próximo não mais responderá pela publicação daquele jornal”. (Leia outras notícias relacionadas aqui.)

O jornalista Luiz Antonio Magalhães conta em seu blog Entrelinhas que a Editora JB S.A. decidiu rescindir o contrato de arrendamento da marca Gazeta Mercantil e devolver o comando do jornal ao antigo dono, Luiz Fernando Levy. No entanto, Levy disse não ter mais interesse no negócio, acrescenta Magalhães.

Segundo a Folha, o comunicado atribui a decisão de rompimento de contrato ao fato de os antigos proprietários da Gazeta não terem pago as dívidas trabalhistas, que hoje superam R$ 200 milhões, acumuladas após sucessivas derrotas judiciais. (A reportagem da Folha está disponível na íntegra para assinantes aqui.) Este é, de acordo com o blog Monitorando, mais um caso de “péssima administração dos negócios em mídia”.

O destino da Gazeta, que esconde um passado de muito sucesso, e dos seus 51 jornalistas é incerto, diz Magalhães. Se Levy não quiser o jornal de volta, uma das possibilidades seria o “direito de uso da marca destinar-se a entidade sem fins lucrativos criada mediante entendimentos entre funcionários e o Tribunal da Justiça do Trabalho, com vistas ao usufruto de rendas oriundas da comercialização do jornal”, segundo nota publicada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121857 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.