Fórum da Cepal analisa políticas fiscais em tempos de crise

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Participam do evento representantes de governos da América Latina, da Espanha e da Alemanha; segundo especialista da agência, número de investimentos entre países latino-americanos têm aumentado.

Representantes das áreas de economia e finanças dos países latino-americanos estão reunidos em Montevideu, no Uruguai, para debater o papel das políticas fiscais da região no combate à recessão global.

Participam do encontro, organizado pela Cepal, funcionários dos Ministérios de Economia da Alemanha e da Espanha, dois dos maiores investidores estrangeiros na América Latina.

Redução

A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, citou a queda no preço das exportações, a fuga de capitais e a redução da demanda externa como alguns dos desafios causados pela crise financeira internacional.

Um dos participantes do evento, o economista da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, disse à Rádio ONU, de Montevideu, que uma das novidades da crise atual é o aumento dos chamados investimentos intralatinos, que estão ocorrendo entre os países latino-americanos.

Investimentos

“A crise pode estar implicando em dificuldades e investimentos diretos porque as matrizes das empresas internacionais estão em dificuldade. Mas podem estar surgindo também oportunidades de investimentos entre os países da região. Mas a grande novidade desta crise é que o problema não são as filiais, mas as matrizes das grandes empresas internacionais”, disse.

Nesta quarta-feira, um relatório de uma outra agência da ONU, Unctad, revelou que o número de investimentos estrangeiros diretos caiu 15% em 2008 se comparado ao desempenho do ano anterior.

O encontro da Cepal em Montevideu deve enviar recomendações à próxima Cimeira dos chefes de Estado e governo da América Latina, do Caribe e da União Europeia.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120852 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.