Fórum da Cepal analisa políticas fiscais em tempos de crise

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Participam do evento representantes de governos da América Latina, da Espanha e da Alemanha; segundo especialista da agência, número de investimentos entre países latino-americanos têm aumentado.

Representantes das áreas de economia e finanças dos países latino-americanos estão reunidos em Montevideu, no Uruguai, para debater o papel das políticas fiscais da região no combate à recessão global.

Participam do encontro, organizado pela Cepal, funcionários dos Ministérios de Economia da Alemanha e da Espanha, dois dos maiores investidores estrangeiros na América Latina.

Redução

A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, citou a queda no preço das exportações, a fuga de capitais e a redução da demanda externa como alguns dos desafios causados pela crise financeira internacional.

Um dos participantes do evento, o economista da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, disse à Rádio ONU, de Montevideu, que uma das novidades da crise atual é o aumento dos chamados investimentos intralatinos, que estão ocorrendo entre os países latino-americanos.

Investimentos

“A crise pode estar implicando em dificuldades e investimentos diretos porque as matrizes das empresas internacionais estão em dificuldade. Mas podem estar surgindo também oportunidades de investimentos entre os países da região. Mas a grande novidade desta crise é que o problema não são as filiais, mas as matrizes das grandes empresas internacionais”, disse.

Nesta quarta-feira, um relatório de uma outra agência da ONU, Unctad, revelou que o número de investimentos estrangeiros diretos caiu 15% em 2008 se comparado ao desempenho do ano anterior.

O encontro da Cepal em Montevideu deve enviar recomendações à próxima Cimeira dos chefes de Estado e governo da América Latina, do Caribe e da União Europeia.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113634 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]