Coluna de Antônio José Larangeira de 14 de maio de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Duas empresas em situações financeiras delicadas, estão com suas operações paralisadas no Centro Industrial do Subaé. Refiro-me a Baplastil, que produzia artefatos de borracha e que já atravessou uma excelente performance, tendo  pertencido ao empresário Cláudio Silveira. A outra é Plascalp, que foi uma das mais prosperas do distrito fabril, sendo responsável pela produção de seringas e escalpes e  detentora da marca de maior numero de empregados no CIS e que teve como seu controlador acionário o homem de empresas Heitor Moraes Lima. Como os tempos ficaram bicudos,  estas empresas entraram em crise, já fazem algum tempo.

Pela paz urbana

Começou quinta feira (07/05/2009), o calendário de conferências livres que antecipam a 1ª Conferência de Segurança Pública de Feira de Santana que vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de maio, na UEFS. O evento ocorreu no auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães, com mobilização da Guarda Municipal e da sua Associação. O debate é sobre a valorização profissional e otimização das condições de trabalho (eixo III).
Já na sexta-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foi a vez do Movimento Internacional pela Paz e não-Violência debater a prevenção social do crime, das violências e construção da cultura de paz e desarmamento.

Pela exportação de carne

Alcançar a certificação de Estado Livre da Febre Aftosa sem vacinação, e transformar a Bahia em exportador de carne. Esses são os principais objetivos destacados pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, ao lançar no município de São Sebastião do Passe, na RMS, a Primeira Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa deste ano. A segunda etapa será realizada em novembro. A Bahia já alcançou a certificação de livre da Aftosa com vacinação, com a cobertura de 97% do rebanho bovino, que chega a 11 milhões de cabeças. Há 12 anos não se registra nenhum caso da doença. A Campanha foi lançada na Fazenda Natal, pioneira no Estado na criação de búfalos, que no final do ano passado exportou 350 novilhas para a Venezuela.

Quer ensinar na UEFS ?

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve até 23 de maio para seleção pública para professor substituto, visando o preenchimento de 29 vagas em diversas áreas. Os interessados devem se dirigir à Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central, campus universitário, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. A seleção será realizada entre 8 a 13 de junho 2009 próximo.

Data

Lourdinha Gantois Pereira que aniversária segunda feira próxima vai festejar com um coquetel  na sua  loja de  moda feminina Loka, que fica na Marquês de Caravelas, SSA, reunindo um grupo de amigas.

Aprovados 

 A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), está divulgando no seu site os nomes dos candidatos aprovados no exame de seleção de jovens da rede pública de ensino para o curso gratuito de Formação em Tecnologia da Informação. A iniciativa faz parte do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), uma ação do Governo da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, através do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). A relação contempla candidatos que fizeram a prova de seleção em Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]